CidadesDiversas

Saúde da voz na Terceira Idade foi o tema para celebrar o Dia Mundial da Voz

Idosas-participam-de-roda-de-conversa-sobre-saude-da-voz_abril2018-300x169 Saúde da voz na Terceira Idade foi o tema para celebrar o Dia Mundial da Voz

Preocupada com o bem-estar de seus atendidos, a Legião da Boa Vontade – LBV em sua sede no Bairro de Jaguaribe, promoveu nesta última segunda-feira, 16, uma roda de conversa com suas idosas que integram o programa Vida Plena, sobre o Dia Mundial da Voz.
O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, representado pelas mestres em fonoaudiologia, Renata Serrano e Alexandra Aguiar, que mediaram uma roda de conversa com as idosas daLBV, esclarecendo-as sobre a importância da voz na Terceira Idade. A psicóloga da LBV, Luciane Borges, comenta que é muito importante proporcionar o conhecimento. “A roda de conversa desenvolvida pelas fonoaudiólogas da UFPB, foi maravilhosa. Nossas idosas interagiram bastante e serão as multiplicadoras desse conhecimento da saúde da voz para seus familiares”, declara a psicóloga.
A fonoaudióloga Renata Serrano, explica a importância dos cuidados com a voz na Terceira Idade. “Nos idosos o envelhecimento é natural, mais é importante observar se tem cansaço ao falar, ardor, falha na voz, dor ao falar, mudança de tom, tudo pode estar relacionado a uma lesão nas pregas vocais. Evitar álcool e cigarro por desenvolver o câncer de laringe. Contudo, a prevenção para ter uma voz saudável é beber água, alimentação saudável e ter uma rotina de sono estabelecida”, alerta a mestre em fonoaudiologia.
Anualmente, em 16 de abril, celebra-se o “Dia Mundial da Voz” e a conscientização sobre a importância da voz no Brasil foi iniciada em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional.
O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
A roda de conversa, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizada na Rua das Trincheiras, 703 – Bairro Jaguaribe. Conheça e colabore com o trabalho desenvolvido pela Legião da Boa Vontade na capital paraibana. Acesse www.lbv.org ou ligue: (83) 3198.1500.
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar