Monteiro, Serra Branca e Sumé estão com situação regular junto ao SADIPEM e não terão problemas junto ao CAUC
As cidades de Monteiro, Serra Branca e Sumé não estarão no CAUC e não ficarão ficaram impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.
O prazo final para o registro eletrônico de todas as dívidas públicas dos Municípios no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem) foi encerrado na última quinta-feira, dia 31 de janeiro.
O sistema foi criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para analisar o preenchimento do cadastro da dívida pública (CDP), das operações de crédito e garantias da União, dos Estados e dos Municípios. Ele também monitora o gerenciamento e a análise dos pleitos de operação de crédito dos entes da Federação (PVL e PVL-IF).
Caso o prazo encerrado, vários municípios do Brasil foram incluídos no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) e ficaram impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.
Monteiro, Serra Branca e Sumé realizaram o procedimento dentro do prazo hábil e estão em situação regular no cadastro da dívida pública, através do sistema SADIPEM.
Já as cidades do cariri paraibano que ficaram com restrições e foram inseridos no CAUC por falta da atualização das informações dentro do prazo estabelecido pelo sistema do SADIPEM, foram as cidades de: Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boa Vista, Caraúbas, Coxixola, Congo, Gurjão, São Domingos do Cariri e São João do Cariri.
FÁBIO BRITO com DEOLHONOCARIRI