A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, participou na manhã desta segunda-feira, 25, da instalação do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), formado por prefeitas do Estado, com o objetivo de fortalecer a atuação feminina na política e nas gestões públicas, intermediado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
A proposta inclui tornar os centros urbanos mais seguros e inclusivos para as mulheres, destacando a importância de iniciativas que busquem reduzir as desigualdades entre a população do sexo feminino e masculino, acabando com a vulnerabilidade e as dificuldades de acesso das mulheres em diferentes áreas, como emprego, educação, transporte, saúde e assistência social.
Na qualidade de representante do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, defendeu que a instalação do Movimento na Paraíba vai garantir o fortalecimento de uma pauta de gênero que abrange desde a participação da mulher nos processos decisórios até o fortalecimento das redes de oportunidades com medidas que reduzam a vulnerabilidade social, as violências e os abusos. “O planejamento e a gestão dos espaços públicos precisam ser pensados a partir de uma perspectiva de gênero para tornar a vida das mulheres mais seguras nas cidades”, afirmou Anna Lorena.
O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância da criação de um Movimento de Mulheres na Paraíba e se colocou à disposição para contribuir nas ações de fortalecimento e empoderamento feminino. “Hoje demos um passo importante que foi a instalação do Movimento formado por prefeitas. Fizemos essa provocação e vocês nos responderam imediatamente com o desejo de fortalecer cada vez mais a participação feminina nas gestões municipais. Estamos firmes no propósito de garantir uma Paraíba mais segura e de oportunidades para as mulheres”, afirmou.
Também participaram da instalação do Movimento de Mulheres Municipalistas as prefeitas Márcia Lucena, do Conde; Renata Barbosa, de Belém; Joyce Renally, de Duas Estradas; Fátima Silva, Matinhas; Gilene Cândido, Borborema; Adailma Fernandes, Serra da Raiz; Leonice Lopes, Boa Ventura; Maria Rodrigues, Alagoinha; e Célia Maria, Logradouro.