O Projeto Olímpico do Cariri (Prolcariri), vem revelando jovens talentos sumeenses no judô que estão levando o nome do município de Sumé a grandes competições em nível nacional.
Como o programa funciona numa parceria entre o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) e a Prefeitura de Sumé, os alunos da rede municipal de ensino estão se destacando na prática esportiva.
No Campeonato Brasileiro de Judô – Região II, que foi disputado no final do mês de março, em João Pessoa, os atletas do Prolcariri encerraram a competição com quatro atletas na 2ª colocação.
As atletas Vanessa Ferreira e Thainar Costa, que começaram a prática esportiva no projeto, através da rede municipal de ensino, obtiveram boa classificação.
Vanessa Ferreira foi vice-campeã, na Categoria Sub 21, até 48 kg e Thainar Costa foi vice-campeã, na mesma categoria, acima de 78 kg.
Além delas, mais dois atletas que fazem parte do Prolcariri, Jonas Sousa e Tawan Teodósio também conquistaram medalhas no campeonato.
Outro exemplo bem sucedido revelado pelo Prolcariri é o jovem sumeense Ewerton Evangelista, 20 anos, que disputou competições em vários Estados representando a Paraíba e o município de Sumé, sempre com o apoio da Prefeitura.
O talento de Ewerton para o judô logo foi reconhecido, a convite, ele hoje faz parte do Centro de Treinamento de Judô de São Caetano do Sul – SP, onde no último final de semana, ficou em 2° lugar no Campeonato Paulista Inter-Regional, indo disputar agora a fase final do Campeonato Paulista Sub-21, no próximo dia 15 de junho.
vitrine do Cariri