Dar a volta por cima é a busca de muitos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico quando jovens. Pensando nesta realidade, a Prefeitura Municipal de Monteiro através da secretaria de educação do município está disponibilizando à comunidade da Vila Lafayette uma forma acessível de terminar os estudos por meio do EJA.
Na última semana a prefeita Anna Lorena esteve ao lado de secretários municipais, vereadores e autoridades para dar as boas vindas aos mais novos alunos da Rede Municipal de Ensino na aula inaugural do EJA.
A EJA – Educação Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que inclui os níveis da Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio, destinada às pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional.
Já o EJA – Ensino Fundamental anos iniciais é destinada aos jovens a partir de 15 anos que ainda não concluíram os seus estudos do Fundamental (1° ao 5° ano). Nesse período, o processo de ensino-aprendizado interage e proporciona aos alunos diferentes formas de pensar e aprender.
De acordo com informações da Secretária de Educação, Ana Lima, a Rede Municipal de Monteiro já atendeu vários alunos de comunidades rurais nessa modalidade de Ensino, a exemplo de Santa Catarina, Garapa, Barreiros, Cacimba de Cima e agora a contemplada foi a Vila Produtiva Lafayete.
Como funciona a EJA?
Por se tratar de jovens e adultos que, em sua maioria, precisam conciliar trabalho e estudo, os cursos EJA geralmente ocorrem no período noturno e possuem uma carga horária menor se comparada ao ensino regular. As matérias do EJA são correspondentes ao estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, os estudantes do EJA têm acesso as mesmas disciplinas estudadas na escola regular.
“A turma de EJA da Vila Produtiva Lafayete foi aberta com cerca de 25 matrículas e vai atender também alunos das comunidades de Bredos ,Mulungu e Rigideira. Para realizar o traslado desses alunos a Secretaria de Educação através da Prefeitura Municipal de Monteiro oferece, merenda, material escolar e transporte escolar garantindo assim o acesso e a permanência dos educandos até o final do cur