Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Monteiro estiveram engajados nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. Na Escola Maria Lauricéia Freitas, os alunos finalistas dos 7º e 8º ano receberam o reconhecimento e a simbólica premiação.
Durante a Olimpíada, os professores participantes realizaram oficinas de produção de texto com os alunos nas categorias: Memórias Literárias e Crônica.
Gênero textual: Memórias Literárias – “Minhas memórias, minha vida”
Aluna: Mariany Rodrigues da Silva/7 C;
Gênero textual: Memórias Literárias – “Saudades dos velhos tempos”
Aluna: Raquel Cardoso Medeiros/7 D;
Gênero textual: Crônica – “O abraço”
Aluna: Jaíne de Araújo Lourenço/8 A;
Gênero textual: Crônica – “A feira do dia de sábado em Monteiro”.
Aluno: Adriano Vinícius de Souza Bezerra/8 B.
Segundo a diretora da Escola, Amélia Caldeira, os professores realizaram atividades de leitura a fim de aprofundar o conhecimento sobre o gênero trabalhado, pesquisas junto à comunidade, dinâmicas e execuções de produção de textos. Todos os conteúdos foram criados e incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.
“A Olimpíada evidencia a importância da educação na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. Neste sentido o aluno é incentivado a buscar a compreensão de todos os conteúdos que se apresentam dentro e fora da escola, por meio da leitura e da escrita. O fruto deste intenso trabalho realizado em sala de aula é onde percebemos que o estudante sabe se expressar e sempre amplia a capacidade de compreensão do mundo, o que reverte no fortalecimento da cidadania”, conclui Amélia Caldeira.