Cidades

Ações em comemoração ao Dia do Agricultor são realizadas pelo PASCAR, em Sumé

 

Agricultor-300x193 Ações em comemoração ao Dia do Agricultor são realizadas pelo PASCAR, em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG), através do Programa Pascar, realizou um evento em comemoração ao Dia do Agricultor. O Dia de Campo: O Campo no Campus foi realizado neste domingo (30) e reuniu estudantes e professores do CDSA, técnicos da Emater, representantes do INSA e do MST e agricultores do sítio Cantinho para a apresentação e discussão de diferentes práticas de conservação do solo e produção animal.

O objetivo foi difundir a aplicação de técnicas sustentáveis para a agricultura familiar, produção animal, estímulo ao manejo agroecológico do solo, além de homenagear o povo do campo, como referência ao Dia do Agricultor (28 de julho) e dá visibilidade às atividades e pesquisas desenvolvidas pelos docentes do CDSA.

O evento teve início com um café da manhã musical, para recepção dos agricultores e agricultoras, vaqueiros e amazonas. Em seguida os monitores da organização do evento conduziram os presentes para a área experimental do CDSA, para visitação às estações preparadas pelos estudantes.

Acompanhados pelos professores Tiago Araújo e Ana Cristina (ambos do CDSA), os presentes visitaram às estações de produção de frango caipira, produção de alimentos conservados (feno e silagem), ordenha higiênica e manejo alimentar, com apresentação da mistura múltipla para caprinos e ovinos.

A estação que abordou a tecnologia social do forno e desidratador solar foi apresentada pelos estudantes Eliel Barbosa e George Lacerda, de Engenharia de Biotecnologia, orientados pela professora Glauciane Danusa. Já a estação sobre meliponicultura com orientações sobre abelhas Cupira foram trabalhadas pelas estudantes de Tecnologia em Agroecologia Thayná e Autenice Guilherme.

Por fim, as estações sobre compostagem e biofertilizante enriquecido estiveram a cargo da professora Adriana Meira e equipe do PASCAR e contou com a participação dos técnicos da Emater Antonio Alberto e Valmir Cartaxo.

Após o dia de campo teve início a VI Cavalgada do Agricultor, que reuniu mais de 100 vaqueiros e amazonas no parque de exposição do CDSA, vindos de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, para prestigiar o evento.

Puxada pela acadêmica de Engenharia de Biossistemas, Paolla Leite e pelo vereador do município Daniel Lêla, a Cavalgada saiu do CDSA ao meio-dia, com um passeio pelas ruas da cidade de Sumé, bênção do pároco e percurso de aproximadamente 20 km pela comunidade “Nove Casas”, onde foi servida a feijoada aos presentes, no tradicional bate sela.

“Com a presença do aboiador Divam Amorim (Custódia-PE), o passeio da vaqueirama foi todo alegria. No bate sela os poetas presentes fizeram duas toadas e declamações, com destaque para a jovem Mel Siqueira, de 12 anos, que encantou a todos com sua voz e violão”, destacou a coordenadora do evento professora Adriana Vital.

A Cavalgada chegou ao bairro do Mandacaru por volta das 16h, onde foi feito sorteio de brindes com os presentes e a escolha do vaqueiro e amazona destaques, sendo encerrado com o tradicional forró pé de serra, com a banda Gabriel do Acordeon.

“Somos profundamente agradecidos aos parceiros e colaboradores, aos estudantes que se fizeram presentes e a equipe do PASCAR pela atenção, dedicação e entusiasmo com que receberam os visitantes”, finalizou a professora.

 

 

Com Ascom

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar