‘Gosto de conversar e aprender’, diz único motorista ‘5 estrelas’ de transporte por aplicativo na PB
Gleydson Douglas Alves, 35 anos, fazia parte dos 201 mil desempregados na Paraíba, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há dois anos, após seis meses sem encontrar emprego, começou a trabalhar como motorista de transporte por aplicativo, em João Pessoa. Hoje, é o primeiro motorista da Paraíba com avaliação máxima do aplicativo.
O profissional se considera privilegiado pelo seu trabalho. “Além de gostar de dirigir, gosto de conversar e aprender. ‘Tô’ na área ideal. A gente conversando, trocando ideias, a gente tá aprendendo e às vezes, sem perceber, tá ensinando. Me considero feliz, realizado é muito complicado de se dizer, porque quando a gente alcança um objetivo sempre aparecem outros”.
Desde dos 18 anos Gleydson trabalha dirigindo. Já foi motorista particular, de caminhão e até de entrega de verduras. Para ele, todas essas experiências foram fundamentais. Gleydson nasceu em Guarabira, Brejo do estado, e viveu por um pouco mais de 17 anos em São Paulo. Há 2 anos e meio vive em João Pessoa. Mudou-se para a capital paraibana com a intenção de trabalhar e não conseguir encontrar emprego, então decidiu atuar como motorista na Uber.
“Todo tipo de experiência é bem-vindo… O primeiro trabalho que eu fui fazer de motorista de particular, fui fazer o teste, o meu patrão entrou no carro e colocou uma xícara de café pela metade no painel e disse ‘agora vamos sair’, já imaginou se eu tivesse derrubado esse café? Não tinha sido aprovado, então todo tipo de experiência ajuda demais”, disse.
Gleydson trabalha como motorista há 18 anos, primeiro em São Paulo, e agora em João Pessoa — Foto: Gleydson Douglas Alves/Arquivo Pessoal
Nestes dois anos e meio como motorista em João Pessoa, Gleydson já viveu diversas situações. Desde as conversas com os passageiros, onde se torna às vezes “confidente”, até o nascimento do bebê de uma passageira.
“Em 16 de janeiro desse ano. Minha primeira corrida do dia, tocou uma moça mandando mensagem, precisando de Uber rápido, que tava com 8 meses e sentindo muita dor. Cheguei lá, coloquei ela dentro do carro, ela ia com a irmã dela e antes de chegar na maternidade a bebê nasceu dentro do meu carro. Foi uma emoção muito grande, foi muito legal mesmo”, contou.
Gleydson ganhou troféu e gratificação por ser o primeiro motorista de aplicativo cinco estrelas da Paraíba — Foto: Divulgação/Uber
G1PB
“Espero que sirva de incentivo pros demais motoristas, espero que eles possam tentar se empenhar e conseguir o feito que eu consegui até agora… Meu objetivo chegar nas 5 estrelas. Agora, mais difícil que conseguir é tentar manter. Aideia é sempre manter um bom padrão de atendimento. A gente fazendo o possível pra atender bem, o resto é consequência”, conta Gleydson.