Monteiro: Prefeitura recupera poço na zona rural e garante abastecimento para 61 Famílias
A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Agricultura, concluiu a instalação de um poço artesiano com cata-vento e caixa d’água de 10 mil litros, na comunidade rural da Vila Produtiva Rural Lafayette, garantindo abastecimento para 61 famílias da comunidade.
As famílias que vivem na Vila foram retiradas das terras em que viviam para a construção do canal da Transposição do Rio São Francisco e desde a gestão anterior (2015) vinham sofrendo com falta d’água, tendo de retirar dinheiro do orçamento familiar para compra de água de carro pipa.
Segundo os moradores, a gestão anterior alegava que a responsabilidade pelo abastecimento seria do extinto Ministério da Integração Nacional, que não teria entregue a obra concluída, dentro do projeto que foi apresentado e por esse motivo não tinha obrigação de atender à reivindicação, deixando os moradores à míngua, sem água.
No último final de semana, o Presidente da Associação de Produtores Rurais, Agnaldo Freitas, encaminhou mensagem em áudio à prefeita Anna Lorena e ao grupo dos presidentes de associação, agradecendo a instalação do poço artesiano que, diariamente, está garantindo a vazão de 10.000 mil litros de água/dia ou 300 mil litros de água/mês.
Em resposta ao presidente, a Prefeita Anna Lorena, afirmou que em se tratando de água, não teria como jogar a responsabilidade para outros órgãos e deixar de atender tantas famílias.
“Eu entendo e a comunidade sabe que a responsabilidade pela conclusão efetiva da obra da Vila é do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR. Mas o ministro está em Brasília e as pessoas que moram na Vila estão em Monteiro. Então seria desumano da minha parte, eu jogar o problema nas costas dos outros e não tentar resolver o que for possível, dentro das minhas possibilidades. Só quem sente sabe, o que é não ter água pra nada.” Concluiu Anna Lorena.