Após 20 semanas de gravidez, todas as mamães que fazem parte do atendimento da Rede Básica Municipal agora podem contar com mais uma especialidade médica. Trata-se do atendimento ambulatorial para gestação de alto risco.
A Prefeitura Municipal de Monteiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o atendimento que acontece semanalmente no Centro da Mulher com o Dr. Francisberto Pires que alerta as mamães para o risco de pré-eclâmpsia, uma complicação em que a gestante desenvolve pressão alta, com grande risco para a mãe e o filho.
“Gestantes de risco merecem atendimento especializado, com rigorosa vigilância durante o pré-natal. Aqui orientamos sobre os diversos fatores de risco, realizamos o tratamento para prevenir eventualidades e até mesmo a mortalidade seja ela da mãe ou do bebê”, informa Dr. Francisberto.
O atendimento ambulatorial para gestação de alto risco tem o intuito de acompanhar as mulheres que apresentam um ou mais fatores de risco, como a obesidade que avança no país, gravidez mais tardia, mulheres com mais comorbidades e, além disso, manter o controle clínico de doenças sejam elas graves ou não.
Atendimento
O atendimento ambulatorial para gestação de alto risco recebe as mães com atendimentos uma vez por semana. Para receber o atendimento especializado a gestante é encaminhada pela Unidade Básica de saúde.
A regularidade do acompanhamento é decidida pelo médico de acordo com a avaliação individual de cada patologia. As visitas podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. “Entre os principais atendimentos estão hipertensão arterial, diabetes e infecções, mas temos um olhar bastante cuidadoso com as mamães”, completa o obstetra.
Também entram na lista infecções sexualmente transmissíveis, uso de drogas ilícitas e álcool, tabagismo, viroses e arboviroses, desnutrição significativa, obesidade, sedentarismo, estresse, gestação precoce, tardia e/ou múltipla, patologias autoimunes, cardíacas, renais, tireoidianas, entre outros.
O obstetra comenta que, em toda gestação, diversos cuidados são necessários a fim de garantir tanto a saúde das mães quanto a dos fetos. “É importante que a mulher inicie o acompanhamento médico antes mesmo de engravidar. Dessa forma, ela irá se preparar tanto do ponto de vista físico e orgânico quanto emocional, e vai engravidar nas melhores condições possíveis.”