Na reunião foram discutidas e traçadas ações de curto prazo, de caráter informativo no que diz respeito à prevenção da doença, que serão executadas pelos ACS’s em todo o município. De acordo com Fabiana Ferreira, além destas ações informativas, a secretaria de saúde está dando prioridade a outras providências em relação ao problema.
A Secretaria de Saúde também acatou de imediato, um pedido do vereador Cajó através de requerimento apresentado na última quinta feira, 12, de que seja elaborado em caráter de urgência, um Plano Emergencial de Contigência e colocado em prática o mais rápido possível, tendo em vista a gravidade da situação.
A diretora de atenção básica do município, Fabiana Ferreira, afirmou que a prefeita Anna Lorena determinou que seja dada total prioridade às ações relativas ao tema, e que não só a secretaria de saúde, mas uma verdadeira força tarefa, que inclua em conjunto todos os setores da administração municipal, meios de comunicação, para todos que possam colaborar neste momento de extrema preocupação.