O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta quarta-feira (15) o início de testes clínicos de um novo medicamento com possível eficácia de 94% contra o novo coronavírus.
Por meio da Rede Vírus, um grupo de cerca de 40 pesquisadores e cientistas de diversos laboratórios do Brasil iniciou uma pesquisa em remédios já existentes no mercado farmacêutico para avaliar duas mil moléculas capazes de combater a covid-19.
A proposta, conhecida como reposicionamento de fármacos, consiste então em analisar medicamentos já existentes que possam conter moléculas capazes de combater os efeitos da doença. Inicialmente, duas mil moléculas foram analisadas, diminuindo o número para seis possibilidades e finalizando em duas opções de remédios que podem ser usados, tendo um deles apresentado 94% de eficácia.
Segundo Marcos Pontes, a molécula em questão não possui efeitos colaterais graves e está disponível, inclusive, em formulações pediátricas.
“É importante tem a vantagem de pouco efeito colateral e pode ser empregado em grande faixa da população. Houve teste computadorizado, de inteligência artificial, em células in vitro e agora escolhemos essa molécula para começar os testes clínicos em pacientes.”
De acordo o ministro, a escolha por não divulgar o nome do medicamento foi feita para que não haja na população uma “correria” para compra do remédio enquanto ele ainda não é testado nos pacientes. A expectativa é que o teste clínico seja finalizado em quatro semanas.
Jovempan