Em boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na noite deste sábado (6), o Brasil registrou nas últimas 24 horas mais 904 mortes provocadas pelo coronavírus. Os novos casos confirmados da doença foram de 27.075.
O governo mudou a forma de divulgação dos dados e parou de informar a quantidade total dos casos desde o início da pandemia. Somando os últimos registros com o último boletim que apresentou o histórico da pandemia, o Brasil tem o total de 672.846 casos confirmados e 35.930 mortes.
Ainda de acordo com os números divulgados neste sábado, o total de recuperados nas últimas 24 horas é de 10.209.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país com o maior número de casos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam 1.919.430.
O Brasil ainda é o terceiro país com mais mortes provocadas pela doença, atrás de Estados Unidos (109.791) e Reino Unido (40.548).
Depois de retirar do ar por um dia o site que mantinha sobre informações detalhadas a respeito da Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou a página na internet com informações básicas. O site traz apenas as informações sobre os casos de pessoas recuperadas da doença, os casos de novas contaminações e os óbitos.
Todas as demais informações sobre a história da doença não estão mais disponíveis.
Ação na Justiça
A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal de São Paulo contra o Ministério da Saúde pedindo a adequada coleta e o retorno da divulgação de dados relacionados à pandemia da Covid-19 de maneira imediata e detalhada, assim como era feito antes da última decisão do governo.
O defensor público federal, João Paulo Dorini, também pede que a atualização dos casos volte a ser realizada até às 19h, como era realizada até o início dessa semana. Segundo Dorini, sem essa medida, a população não teria acesso a informações vitais em um momento de crise na saúde pública.