O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça-feira (7) que o resultado do exame que fez na segunda-feira (6) para covid-19 deu resultado positivo.
Bolsonaro disse que está se sentindo bem e vai seguir os protocolos médicos.
Em nota oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social disse que o estado de saúde do presidente é “bom”.
“O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, disse o comunicado.
Teste Molecular para detecção do SARS=CvV-2 (RT-qPCR)
Método: RT-qPCR em plataforma automatizada ROche
Material: Swab nasofaringeo
RESULTADO: Detectado
Este resultado deve ser correlacionado com os de outros exames e com os dados clínicos e epidemiológicos do paciente.
A metodologia empregada foi validade ou verificada pelas equipes de pesquisa/desenvolvimento e biologia molecular da Sabin Medicina Diagnóstica.
O laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal considera, após avaliação técnicao, o Sabin Medicina Diagnóstica apto à realização de diagnóstico do SARS-COV2 (COVID-19)
Coleta: 06/07/2020 -20:33:33
Liberação: 07/07/2030 – 10:09:55
Entenda como funciona o teste
A sigla RT-PCR significa “reação em cadeia da polimerase acoplada a transcriptase reversa”. O RT-PCR é conhecido como teste ‘padrão ouro’ porque detecta a presença do genoma do novo coronavírus.
“Ele identifica uma sequência do material genético do vírus. Então, consegue pegar a doença bem no início, antes do aparecimento de sintomas”, explica Alessandro dos Santos Farias, professor do Instituto de Biologia e Coordenador da Frente de Diagnóstico da Força-Tarefa de enfrentamento ao novo coronavírus da Unicamp.
Guimarães acrescenta que esse tipo de teste, feito com base na biologia molecular, serve para informar se a pessoa tem uma infecção ativa pelo vírus.
Na prática, isso significa que o RNA – material genético do vírus – é transformado em DNA para depois ser detectado. “O PCR é uma técnica que permite detectar poucas moléculas de DNA, ele identifica e aumenta essa quantidade”, explica o virologista.
As amostras para o exame são retiradas do nariz ou da boca com um instrumento chamado swab, que se parece com um cotonete gigante. A análise é feita em laboratório, de acordo com a Anvisa.
“O resultado leva algumas horas para ficar pronto, mas pode chegar a dias por conta da grande procura pelo exame”, informa a agência em nota divulgada em seu site.