Brasil registra baixa em média móvel de mortes por Covid-19 após 5 dias de alta
O Brasil registrou 164.066 novos casos de Covid-19 e 943 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta quinta-feira (10).
Com isso, após cinco dias de alta, o país registrou queda na média móvel de óbitos, que agora está em 859.
O Brasil teve também a maior queda do ano na média móvel de casos, que foi de 166.046 na última quarta-feira (9) para 146.854 hoje — redução de mais de 11%.
As médias móveis consideram os dados dos últimos sete dias e são utilizadas para evitar as distorções por subnotificação aos finais de semana.
Nos gráficos abaixo, do Conass, é possível ver a tendência de queda na média móvel de casos, mas não na de óbitos.
O país ainda ultrapassou a marca dos 27 milhões de casos de Covid-19.
Com isso, até o momento acumula 27.119.500 casos de Covid-19 e 636.017 óbitos desde o início da pandemia.
Estados avaliam ampliar público que receberá 4ª dose da vacina contra a Covid-19
Pelo menos quatro estados estudam ampliar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público geral. Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que apenas pessoas com a imunidade comprometida tomem a dose extra. Leia mais.
Pesquisa inédita da Fiocruz revela condições precárias para profissionais de saúde
Segundo o estudo, 80% dos profissionais de nível técnico e auxiliar que realizam atividades de apoio na assistência, no cuidado e no enfrentamento à Covid-19, vivem situação de desgaste laboral relacionado ao estresse psicológico e à sensação de ansiedade e esgotamento mental. Leia mais.
Taxa de transmissão da Covid-19 cai no Brasil após um mês e meio
A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a cair no Brasil, segundo monitoramento realizado pela plataforma Info Tracker da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Essa é a primeira queda do índice em um mês e meio.
CNN