Em conversa com o portal, a gerente Regional de Saúde do Cariri paraibano, Ravena Farias, confirmou que o Hospital Regional de Monteiro, receberá o soro antiofídico, que faz parte do tratamento contra acidentes causados por serpentes, ainda no mês de junho.
Segundo a gerente, no dia 08 de junho, haverá uma capacitação para profissionais médicos e enfermeiros do Hospital, núcleo de vigilância e de imunização da gerência, para a administração dos soros no Hospital Regional Santa Filomena. Após a capacitação, a unidade hospitalar estará recebendo os soros, não para estoque, mas, para o atendimento de acordo com a necessidade.
Ravena comemorou a chegada desses soros, já que era uma demanda antiga da região.
“Era uma demanda reivindicada por vários municípios da região. É uma grande vitória, já que nossos pacientes serão atendidos aqui na região e não precisarão mais deslocarem para Campina Grande,” disse.
Para que serve o soro antiofídico:
O Instituto Butantan produz diversos tipos de soros para combater o veneno de animais peçonhentos, dentre eles o antídoto indicado no tratamento do envenenamento por serpentes. O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes por serpente e é realizado em hospitais de todo o Brasil, salvando milhares de pessoas todos os anos.
Dependendo do tipo de cobra que causou o acidente, existe um tipo de soro – afinal, são muitas espécies de cobras. Porém, o processo de produção de cada soro é o mesmo, e a efetividade do produto também.
Paraíba da Gente