O agricultor paraibano Damião de Oliveira Bezerra teve a mão esquerda que havia sido transplantada para o braço direito amputada. A informação foi divulgada pela equipe médica do Hospital SOS Mão, no Recife, nesta terça-feira (26), mesmo dia em que ele teve alta hospitalar.
A cirurgia foi realizada em 13 de julho, sendo a oitava desse tipo no mundo e a primeira no país, segundo os médicos.
A amputação funcional foi necessária porque a mão transplantada não estava evoluindo “a contento” devido a trombose arterial e venosa irreversível, de acordo com o boletim médico. Uma trombose é formação de um ou mais coágulos, o que pode impedir a circulação do sangue.
Com a amputação funcional, vai ser possível que Damião utilizar, futuramente, uma prótese mioelétrica, que é um dispositivo composto de partes mecânicas controladas eletronicamente e acionado pela leitura do sinal produzido por um ou mais músculos do usuário da prótese.
Em nota, o cirurgião Rui Ferreira, responsável pelo procedimento, informou que já entrou em contato com a fabricante da prótese, que é de origem alemã, e com o poder público para viabilizar a compra.
Acidentes.
O transplante foi realizado em busca de dar autonomia para Damião, que depende de ajuda para quase tudo em casa. Ele perdeu a mão direita em um acidente em uma máquina de triturar ração de gado em uma fazenda no município de Monteiro, no interior da Paraíba, onde mora (veja no vídeo acima).
O homem, que é destro, precisou aprender a fazer tudo com a outra mão. Mas no ano passado, sofreu um acidente de carro. A orelha foi arrancada, quebrou o osso do ombro e perdeu os movimentos do braço esquerdo e da única mão. Ficou 28 dias internado.
G1