Paraíba

Santanna defende cultura popular em show na penúltima noite do São João 2022 de Campina Grande

img-1745 Santanna defende cultura popular em show na penúltima noite do São João 2022 de Campina GrandeA penúltima noite do São João 2022 de Campina Grande, neste sábado (9), foi marcada por muito forró pé de serra com Santanna, “O Cantador”. Em um show que abriu a programação no palco principal do Parque do Povo, o artista defendeu a cultura popular e animou os forrozeiros com grandes sucessos.

O show de Santanna começou por volta das 21h, com um Parque do Povo ainda sem muitas pessoas. A ordem de apresentações da noite foi alterada, e por isso, o artista subiu ao palco um pouco antes do esperado, com um público reduzido. Mas, nada que fizesse a apresentação ser menos especial para ele.

Abrindo o show, Santanna cantou “Paraíba Joia Rara”, de Ton Oliveira, a quem se referenciou como amigo. Segundo ele, a música foi escolhida por ser um hino para os paraibanos, fazendo a noite ser ainda mais especial. E não parou por aí.

Sucessos como “Lembrança de Um Beijo”, “Vontade” e “Tamborete de Forró” embalaram a noite dos forrozeiros presentes no Parque do Povo. Santanna agradeceu ao público de Campina Grande pela presença e carinho diversas vezes.

“Campina Grande! Que emoção! Esse show está diferente. Vocês estão cantando mais que eu! Nunca foi assim”, relatou.

O cantor também celebrou no palco d’O Maior São João do Mundo o retorno às festas juninas, depois de dois anos em que elas estiveram suspensas em virtude da pandemia da Covid-19.

Para o artista que fica afastado dois anos sem público, de repente ver tanta gente cantando todas as músicas… É emocionante”, disse.

Na plateia, vários fãs de Santanna não deixaram a chuva atrapalhar a noite de forró. Uma delas, inclusive, escolheu o momento para comemorar seu aniversário.

Eliza Melo, de Campina Grande, levou um cartaz em que agradecia à Santanna por “manter viva a cultura”. Para ela, o show do artista foi um grande presente de aniversário.

“Ele é um dos poucos sobreviventes da nossa cultura, então por isso fiz questão de vir comemorar meu dia com ele”, relatou.

Ao ver a fã com o cartaz, Santanna retribuiu o carinho e afirmou que a presença de pessoas como Eliza em shows como o dele também ajuda a manter a cultura nordestina viva.

“Obrigada você por ajudar a manter viva a nossa cultura. Como disse o mestre Ariano Suassuna, ‘ninguém mata a cultura popular’. Ela é duradoura! E, a gente fazendo esse trabalho, você daí e eu daqui, também ajuda a manter ela viva”, afirmou.

A chuva deu uma trégua e o Parque do Povo ficou cheio de forrozeiros que aproveitaram a penúltima noite de shows do São João 2022 de Campina Grande com muito forró pé de serra.

Cultura popular

Depois de cantar por quase duas horas, Santanna falou, em coletiva de imprensa, sobre a importância da manutenção de artistas que representem o forró na grade da programação de festas como o São João de Campina Grande. Sem se opor à cantores de outros gêneros, ele afirmou que a cultura popular é viva e precisa ser mantida.

“Não sou melhor que ninguém, mas entendo que uma árvore deve ter uma boa raiz. Então eu respeito meu alicerce: Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, a própria Paraíba, que é o berço da nossa cultura… Eu respeito e vou continuar cantando a cultura”, disse.

O artista também afirmou que, em seu entendimento, o Nordeste em si é uma nação, e que a identidade dessa nação tem a cultura popular como raiz. Por isso, para ele, é preciso cultivar talentos que representem o povo nordestino.

“O Nordeste é uma nação, a gente leva no coração. A cultura popular é uma identidade de uma nação. Se ceifarem essa identidade, vamos deixar de existir como nação”, afirmou.

Santanna também ressaltou a admiração pelo São João de Campina Grande, e fez questão de relatar como o evento é importante para sua carreira e para a população, por conseguir transformar dois dias de São João em 30 dias de uma festa que movimenta a região, cultural e economicamente.

Outras atrações

Além de Santanna, subiram ao palco principal do Parque do Povo os cantores Jonas Esticado e Felipe Warley. Em coletiva de imprensa, Jonas disse estar feliz por retornar à Campina Grande, e afirmou que o São João da cidade faz parte de sua história.

“Passamos dois anos sem fazer shows, e fiquei recarregando as baterias em casa. Então, a expectativa está à mil! Sou muito grato à Paraíba e quero entregar muita alegria para o público”, disse.

Felipe Warley se apresentou logo depois de Jonas Esticado, encerrando a penúltima noite d’O Maior São João do Mundo com muita animação, até às 3h da madrugada do domingo (10).

Programação de encerramento

O cantor Bell Marques foi a atração escolhida para substituir Wesley Safadão, no show de encerramento do São João 2022 de Campina Grande, que acontece neste domingo (10). A informação foi confirmada pelo próprio artista em uma rede social.

Além de Bell Marques, a prefeitura de Campina Grande e a empresa organizadora do evento, Medow Entretenimento, confirmaram que Alcymar Monteiro e outros artistas farão parte do último dia programação, com apresentações que devem começar ainda no fim da tarde do domingo (10), a partir das 17h, e se estender até a madrugada.

G1PB

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar