Mundo

Liz Truss é eleita primeira-ministra no Reino Unido e se torna a terceira mulher no cargo

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7G0QW-FILEDIMAGE-1 Liz Truss é eleita primeira-ministra no Reino Unido e se torna a terceira mulher no cargoLiz Truss foi eleita a primeira-ministra do Reino Unido nesta segunda-feira (5), se tornando a terceira mulher a ocupar o cargo. A conservadora foi eleita com quase 57,4% dos votos em uma votação interna do partido.

Seu concorrente, Rishi Sunak, recebeu 43% dos votos. Em seu primeiro discurso, Truss disse que tomará medidas ousadas e agradeceu Boris Johnson, que renunciou ao cargo.

“Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido”, disse Truss.

A pioneira no cargo foi Margaret Thatcher, conhecida como a “dama de ferro”. Exercendo a função entre 1979 e 1990, foi a líder que por mais tempo permaneceu no poder durante o século 20.

Thatcher se formou em química no Somerville College, da Universidade de Oxford. Em 1959 foi eleita deputada representando o distrito de Finchley. Em 1970, se tornou secretária de Educação.

Em 1975, venceu Edward Heath e conquistou a liderança do Partido Conservador. Em 1979, a legenda venceu as eleições, com Thatcher se tornando a nova primeira-ministra, no lugar de James Callaghan.

GettyImages-515554542 Liz Truss é eleita primeira-ministra no Reino Unido e se torna a terceira mulher no cargo
Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica entre os anos de 1979 e 1990 / Bettmann Archive

O início de seu governo não foi fácil. O desemprego era muito grande, mas consequentemente a economia demonstrou melhoras. Sua aprovação aumentou durante a Guerra das Malvinas, contra a Argentina, em 1982.

Os conservadores voltariam a vencer as eleições em 1983, contra uma oposição dividida. A administração de Thatcher seguiu um programa radical de privatização e desregulamentação de serviços, reforma dos sindicatos, redução de impostos e novos mecanismos para saúde e educação.

Sendo uma das maiores lideranças do mundo à época, criou uma famosa amizade com o presidente dos Estados Unidos Ronald Regan e ganhou elogios do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, morto recentemente.

Um dos grandes problemas de seu governo foi sua relação com a Europa, que levou a demissão de seu secretário de Relações Exteriores, Geoffrey Howe, em 1990. Seu discurso de saída trouxe elementos que levaram a queda de Thatcher no mesmo ano.

A “Dama de Ferro” deixou o parlamento em 1992. No mesmo ano foi nomeada para a Câmara dos Lordes e recebeu o título de Baronesa Thatcher de Kesteven. Thatcher morreu em 2013, após sofrer um derrame, aos 87 anos.

Theresa May

GettyImages-1236745569-e1657198736347 Liz Truss é eleita primeira-ministra no Reino Unido e se torna a terceira mulher no cargo
Theresa May, primeira-ministra britânica entre 2016 e 2019 / Photo by Leon Neal/Getty Images

A segunda mulher a ocupar a posição de primeira-ministra foi a conservadora Theresa May, tendo cumprido seu mandato entre 2016 e 2019.

May se formou em geografia no St Hugh’s College, na Universidade de Oxford. Foi eleita para o parlamento em 1997. Ocupou o cargo de secretária de Educação e Emprego, entre 1999 a 2001; e de secretária de Transportes, Governo Local e Regiões, de 2001 a 2002.

Ainda foi secretária da Família, de 2004 a 2005; secretária da Cultura, Mídia e Esporte, em 2005; líder da Câmara dos Comuns, de 2005 a 2009; e subsecretária parlamentar da Mulher e da Igualdade, em 2010 a 2012. De 2010 a 2016 esteve como secretária do Interior.

No último cargo, acusou a Federação de Polícia – a associação que representa os policiais de base no Reino Unido – de “choramingar” por causa dos cortes orçamentários. Ela presidiu uma política de criação de um “ambiente hostil” para imigrantes ilegais.

Também enfrentou a União Europeia em questões que vão desde a imigração até a deportação de terroristas de alto nível.

Sua renúncia aconteceu em 2019 devido a problemas durante o processo do Brexit, que retirou o Reino Unido da UE.

“Este é um país de aspiração e oportunidade. Espero que cada jovem que tenha visto uma mulher como primeira-ministra agora, saiba com certeza que não há limites para o que elas podem alcançar”, afirmou May durante seu discurso de renúncia.

Liz Truss

Natural de Oxford, no sudeste da Inglaterra, Elizabeth Truss, mais conhecida como Liz Truss, é formada em filosofia, política e economia, Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford.

Entrou para o Parlamento Britânico em 2010, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Posteriormente atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

Depois assumiu como secretária de Justiça até 2017. E como secretária-chefe do Tesouro até 2019. Assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

(*Com informações da CNN)

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar