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Cinco pessoas são presas em operação contra furto de energia elétrica no interior da Paraíba

e9d7f32093d2401fa7dbd28db1f447b6 Cinco pessoas são presas em operação contra furto de energia elétrica no interior da ParaíbaCinco pessoas foram presas em operação contra furto de energia elétrica realizada entre a terça (8) e esta quinta-feira (10), em Catingueira, no Sertão da Paraíba.

De acordo com a Energisa, 29 unidades consumidoras foram inspecionadas, entre residências e comércios. A fiscalização constatou sete irregularidades nas medições de energia. A fraude gerou prejuízo estimado em R$ 11.495,90, sendo R$ 2.150,26 em impostos.

Ainda conforme a concessionária de energia elétrica, 18.641 quilowatt-hora de energia foram consumidos ilegalmente. O montante seria suficiente para abastecer 141 residências por um período de 1 ano.

A operação contou com 11 equipes, formadas por técnicos da Energisa, da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. Antes de programar os locais da inspeção, a empresa fez um levantamento prévio, por meio de sistemas tecnológicos com inteligência artificial.

“Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas”, explica o coordenador de Serviços Comerciais, Danillo Lelis.

Os furtos de energia prejudicam a população, pois afetam o fornecimento de energia e a arrecadação de impostos. Outro problema é que as ligações irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, ocasionam em riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico.

“Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes. Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento”, diz Danillo Lelis.

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