Cidades

Campina Grande e Riachão do Bacamarte têm instalação de rede 5G liberada pela Anatel

c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b-15 Campina Grande e Riachão do Bacamarte têm instalação de rede 5G liberada pela AnatelFoto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados

As cidades de Campina Grande e Riachão do Bacamarte tiveram a instalação das redes de internet móvel 5G liberada a partir desta segunda-feira (27) pela Agência Nacional da Telecomunicações (Anatel).

Até o momento, segundo a Agência, outros sete municípios paraibanos já tem o uso de redes 5G liberado, entre eles João Pessoa, onde a ativação da rede de internet móvel de alta velocidade foi feita em julho do ano passado.

Segundo o planejamento feito pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), até o fim do primeiro semestre deste ano, a instalação da tecnologia deve ser liberada para mais 22 cidades do estado (veja lista no fim da matéria).

Mudança nas parabólicas

As redes 5G utilizam o mesmo espectro de frequência que as antenas parabólicas. Portanto, para contornar possíveis interferências causadas a parte dos cidadãos que utilizam antenas parabólicas da chamada Banda C, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) da Anatel criou um programa para distribuir, gratuitamente, às famílias carentes das capitais brasileiras e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, kits contendo novas antenas digitais, conversores e cabos.

O pedido do kit e de instalação dos aparelhos pode ser feito por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela EFA.

Redes 5G nos municípios da Paraíba

Cidades com rede ativa/instalação liberada

  1. João Pessoa
  2. Bayeux
  3. Cabedelo
  4. Campina Grande
  5. Cruz do Espírito Santo
  6. Pitimbu
  7. Riachão do Bacamarte
  8. Rio Tinto
  9. Santa Rita

Instalação a ser liberada até 30 de junho de 2023

  1. Alhandra
  2. Caaporã
  3. Conde
  4. Lucena
  5. Pedras de Fogo
  6. Boqueirão
  7. Caturité
  8. Montadas
  9. Puxinanã
  10. Baía da Traição
  11. Fagundes
  12. Lagoa Seca
  13. Marcação
  14. Massaranduba
  15. Mataraca
  16. Matinhas
  17. Queimadas
  18. Riachão do Poço
  19. São José dos Ramos
  20. São Miguel do Taipu
  21. São Sebastião de Lagoa de Roça
  22. Sobrado

PORTAL CORREIO

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar