Brasil

Lula diz que conversou por telefone com rei Charles III sobre parcerias e questões climáticas

lula-pt-e-o-rei-charles-3-do-reino-unido-1678037724532_v2_900x506-599x400 Lula diz que conversou por telefone com rei Charles III sobre parcerias e questões climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Rei Charles III da Inglaterra (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na tarde desta segunda-feira (6) que conversou por telefone com o rei Charles III, da Inglaterra, sobre parcerias entre os dois países e questões climáticas.

“Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente”, postou Lula em uma rede social.

Havia uma expectativa de que os dois falassem sobre convite para Lula ir à coroação de Charles. O presidente não mencionou nada sobre isso.

Charles é rei desde o ano passado, porém receberá a coroa oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A rainha de 96 anos morreu em setembro de 2022, após um reinado de 70 anos.

A coroação de Charles III está marcada pra 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.

Meio ambiente

Lula tem feito do discurso a favor do meio ambiente uma de suas principais bandeiras no cenário internacional. O presidente quer liderar um movimento de países a favor de medidas para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Charles, por sua vez, desde que era príncipe, já afirmava ser necessário combater as mudanças climáticas para preservar o planeta para as próximas gerações.

Lula e Charles III

Lula e Charles não têm um encontro oficial desde 2009, quando o então príncipe de Gales esteve em Brasília. Os dois se reuniram no Palácio do Planalto.

Na posse de Lula como presidente, em janeiro deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta na qual o rei felicitou Lula, destacou a “amizade calorosa” entre Brasil e Reino Unido e citou a necessidade de estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar