Lula faz comentário sobre obesidade de Flávio Dino e é criticado nas redes
Opositores do presidente questionaram se o comentário não teria sido “gordofóbico”. (Foto: Reprodução)
Uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a obesidade do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), gerou críticas nas redes sociais. Em um evento no Palácio do Planalto ele afirmou que a obesidade causava “tanto mal quanto a fome” e que por isso Dino estaria andando de “bicicleta”. Opositores do presidente questionaram se o comentário não teria sido “gordofóbico”.
— Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser o nosso poeta. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença que nós precisamos cuidar. A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto à fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que isso vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal — disse o presidente, se dirigndo a Dino que estava no palco.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) fez uma publicação em seu Twitter questionando se a militância do petista não iria se posicionar sobre a fala do presidente.
“Alô galerinha chata que acha obesidade lindo: o Lula falou o óbvio aqui. Vão chamá-lo de gordofóbico também? Ou vão parar de glamourizar uma doença?”, escreveu o parlamentar.
Na mesma linha, Arthur do Val perguntou se a fala não poderia ser classificada como gordofóbica.
“Lula diz que obesidade é doença e ainda zoa o seu ministro Flávio Dino por estar gordo. Ele será denunciado por gordofobia?”, postou.