Vereador de Monteiro solicita criação de Frente Parlamentar para discutir as águas da transposição
A utilização das águas do Rio São Francisco em Monteiro, é um problema cuja solução se busca desde a construção da grandiosa obra no trecho que percorre o nosso município.
E foi com esta preocupação, que o vereador Paulo Sérgio apresentou requerimento na ultima sessão da Câmara de Monteiro solicitando que seja criada a “Frente Parlamentar das Águas da Câmara Municipal de Monteiro”, com a finalidade de representar a Casa na discussão e fiscalização da utilidade das águas das margens do canal da Transposição do Rio São Francisco no município de Monteiro.
De acordo com o vereador, a Transposição do Rio São Francisco foi um sonho de muitas gerações para suprir os problemas hídricos que enfrentamos em nossa região.
“Hoje, temos a água na cidade, mas os agricultores que residem no setor, são impedidos de utilizar a água do canal. Muitos tiveram que deixar sua propriedade com poços, entre outros reservatórios que mantinham o pasto para os animais ou para a irrigação de plantações em produtos da agricultura, para hoje dependerem do abastecimento de um Caminhão Pipa, muitas vezes com muito atraso em seu abastecimento”, explicou o vereador.
“Solicito ao excelentíssimo presidente, a realização de uma Audiência Pública, encaminhando ofícios solicitando a presença do Comitê Gestor da Transposição em Monteiro, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, secretário de estado de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba e a gestão municipal”, solicitou Paulo Sérgio.
“Proibir o nordestino de usar as águas do Rio São Francisco que passam em seu “terreiro”, é doloroso demais, temos que buscar a liberação das águas, que irão contribuir não só com as necessidades diárias, mas com o desenvolvimento de toda a região na geração de emprego e renda”, completou.