Brasil

Lula e Arthur Lira devem acertar nova troca de ministro no início de agosto

000-94p3lx-599x400 Lula e Arthur Lira devem acertar nova troca de ministro no início de agosto

Presidente Lula (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que as novas trocas de ministro ocorram no início de agosto.

De acordo com negociadores da minirreforma ministerial ouvidos pela CNN, Lula e Lira voltam a conversar na primeira semana do mês, provavelmente na quinta-feira (3).

Republicanos e Progressistas serão contemplados com pastas e também o comando de outras instituições públicas. Em uma combinação do Planalto com os partidos, os ministros escolhidos entrarão na cota presidencial e não de bancada, o que desobrigaria as legendas de votarem junto com o governo.

Não haverá compromisso de sempre fecharem questão a favor do Planalto mas, com novos ministros em campo, o governo avalia que terá mais diálogo para conquistar o maior número possível de votos partido a partido. Dessa forma, as legendas acreditam que consigam atenuar algumas questões internas, sem ampliar crise e, ao mesmo tempo, sem perder a oportunidade de entrar no governo.

O caso mais sensível é o do Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O deputado federal Silvio Costa Filho (PE), que é do mesmo partido que Tarcísio, está cotado para ministro.

Lira deve voltar a Brasília, na próxima terça-feira (18), enquanto Lula retorna da viagem à Bélgica, na quarta (19).

Nesta sexta (14), após semanas de negociação, o Planalto formalizou a nomeação de Celso Sabino (União Brasil) para ministro do Turismo.

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar