Mundo

Trump solicitou que secretário alterasse resultados das eleições estaduais, alega acusação

donald-trump-suprema-corte-documentos-casa-branca Trump solicitou que secretário alterasse resultados das eleições estaduais, alega acusaçãoUma acusação alega que o ex-presidente dos EUA Donald Trump tentou “solicitar ilegalmente” ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que violasse seu juramento de posse durante uma ligação de 2 de janeiro de 2021, na qual Trump pediu a Raffensperger para ajudá-lo a mudar os resultados na Geórgia nas eleições de 2020.

“Então, veja. Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, que é um a mais do que temos. Porque ganhamos o estado”, disse Trump a Raffensperger durante a ligação.

Trump e seu então chefe de gabinete Mark Meadows – que também estava na ligação e mencionado na acusação – são acusados ​​de solicitar uma demanda ilegal e importunar ilegalmente Raffensperger em sua qualidade de funcionário público, de acordo com a acusação.

Trump também é acusado de fazer declarações falsas conscientemente para Raffensperger durante a ligação.

A acusação lista 13 declarações falsas que Trump fez “conscientemente, intencionalmente e ilegalmente” na ligação de 2 de janeiro, incluindo “que cerca de 5.000 pessoas mortas votaram nas eleições presidenciais de 3 de novembro de 2020 na Geórgia”.

88ecf6cd-9f95-4306-a1b5-62f26e2e73a5 Trump solicitou que secretário alterasse resultados das eleições estaduais, alega acusação
O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, realiza uma coletiva de imprensa sobre o status da contagem de votos em 6 de novembro de 2020 em Atlanta, Geórgia / Jessica McGowan/Getty Images

A acusação formal ecoa uma alegação feita pelo conselheiro especial do Departamento de Justiça, Jack Smith, em seu indiciamento federal anterior contra Trump, no qual o escritório de Smith alegou que o ex-presidente mentiu para Raffensperger durante a ligação enquanto tentava obter o apoio do secretário.

Além disso, a acusação também cita uma carta que Trump escreveu a Raffensperger meses depois de deixar o cargo, datada de 17 de setembro de 2021 – na qual Trump pediu a ele para cancelar a certificação dos resultados das eleições de 2020 – como outro exemplo de uma declaração sabidamente falsa que Trump fez ao principal oficial eleitoral da Geórgia.

Raffensperger testemunhou perante o grande júri especial no condado de Fulton em junho de 2022.

CNN

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar