Brasil

Ciclone no RS: número de mortos pelas fortes chuvas chega a 21

ciclone_rs-599x400 Ciclone no RS: número de mortos pelas fortes chuvas chega a 21

O rio Passo Fundo subiu deixando pessoas e animais tendo que serem resgatados (Foto: RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, na tarde desta terça-feira (5), que subiu para 21 o número de mortes por conta das fortes chuvas que atingiram o estado pela passagem de um ciclone extratropical. O total na região Sul chegou a 22, já que uma pessoa morreu em Santa Catarina.

A atualização no número de vítimas veio após o efetivo do Corpo de Bombeiros localizar 15 mortos no município de Muçum ao vistoriar residências após o temporal. Até então, haviam sido confirmadas seis mortes no estado.

whatsapp_image_2023-09-05_at_60915_pm Ciclone no RS: número de mortos pelas fortes chuvas chega a 21

Em Estrela, um homem de 58 anos morreu, na manhã desta terça, por conta de uma descarga elétrica enquanto ajudava um vizinho a retirar móveis da casa afetada pela enchente.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), em Lajeado, uma mulher morreu durante uma tentativa de resgate no rio Taquari. A corda do helicóptero rompeu durante o resgate, fazendo com que a vítima e um policial militar caíssem na água e fossem levados pela correnteza.

O policial foi resgatado e está ferido em estado grave, mas a senhora não resistiu. Na segunda-feira (4), já haviam sido registradas quatro mortes pelas fortes chuvas no estado.

Para além do Rio Grande do Sul, o Corpo de Combeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) confirmou, nesta terça-feira (5), uma vítima no município catarinense de Jupiá, no oeste do estado.

O Corpo de Bombeiros de SC informou à CNN que a equipe da guarnição da cidade de São Lourenço do Oeste foi acionada para atender uma ocorrência de uma árvore de eucalipto que caiu sobre um veículo e matou o condutor. A vítima era um homem adulto, que estava sozinho no carro quando os bombeiros chegaram ao local.

A morte foi constatada por um médico de uma unidade de saúde da cidade e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região.

Quatro mortes foram confirmadas na segunda-feira no RS

Em Mato Castelhano, uma pessoa morreu ao tentar atravessar uma área inundada pelo transbordamento de um rio, e foi levada pela correnteza.

Em Passo Fundo, um homem morreu eletrocutado no bairro Cruzeiro. Cerca de 20 residências da cidade tiveram o telhado danificado pela chuva com granizo.

Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram após ficarem presas dentro de um veículo ao tentarem atravessar área de transbordamento de um rio e serem levadas pela correnteza.

whatsapp_image_2023-09-05_at_60939_pm Ciclone no RS: número de mortos pelas fortes chuvas chega a 21

Em entrevista à CNN, a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki contou que algumas cidades do Rio Grande do Sul registraram, apenas nessa primeira semana, toda a chuva prevista para o mês de setembro.

“Essa grande quantidade de chuva mantém o alerta ao longo dos próximos dias, mesmo que o tempo esteja mais firme, porque a água demora ainda para escoar. Os rios acabam extravasando, provocando novas enchentes, novos deslizamentos”, explicou.

whatsapp_image_2023-09-05_at_61006_pm Ciclone no RS: número de mortos pelas fortes chuvas chega a 21

Ciclone se afasta do Sul

O ciclone extratropical que atingiu a região Sul nos últimos dias se afastou, mas a passagem da frente fria associada a ele provoca uma queda acentuada na temperatura na região Sul nesta terça-feira (5), aponta a Climatempo.

A especialista também adiantou que, com o afastamento do ciclone, o tempo firme volta a predominar no Sul e abre espaço para que o ar polar derrube mais ainda as temperaturas na região. Na região da fronteira com o Uruguai e na Campanha Gaúcha, o risco de geada é acentuado.

“Ao longo do dia, o tempo firme vai voltando para o Rio Grande do Sul e o ar polar toma conta da região Sul do país. Agora a gente tem um risco de geada, com temperaturas muito baixas no decorrer dos próximos dias no Sul do país”, relatou.

CNN

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar