Cidades
Incra participa de audiência pública sobre desenvolvimento sustentável no Cariri
Ações de regularização agrária, oferta de assistência técnica e acesso às águas do rio São Francisco para consumo das famílias e consumo animal. Estas foram as principais reivindicações de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e lideranças de movimentos sociais do campo que participaram, na manhã desta sexta-feira (1º), de audiência pública na Câmara Municipal de Monteiro para discutir o desenvolvimento sustentável na região do Cariri paraibano.
Além dos superintendentes estaduais do Incra (Incra/PB), Antônio Barbosa Filho, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Cícero Legal, estiveram presentes representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lideranças políticas municipais e estaduais e o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo.
O superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa, assumiu o compromisso de priorizar o trabalho de regularização fundiária e de fazer diligências junto ao governo federal para garantir o uso das águas do rio São Francisco pelos agricultores familiares e assentados da reforma agrária que vivem às margens do Eixo Leste do Projeto de Integração, que passa pelo Cariri paraibano.
Antônio Barbosa disse ainda que o Incra vai retomar os processos de obtenção de terras para a criação de novos assentamentos federais.
A audiência pública foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e foi proposta pelo deputado estadual Romualdo Antônio Quirino de Sousa, conhecido como Dr. Romualdo.
vitrine do cariri