Brasil

Lula chega à Índia para participar da reunião da Cúpula do G20

lula_na_india_foto_ricardo_stuckert-1-599x400 Lula chega à Índia para participar da reunião da Cúpula do G20

Lula é recebido em Nova Déli (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à capital indiana, Nova Déli, para participar da reunião da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo, que ocorre entre os dias 9 e 10 de setembro.

O presidente publicou em uma rede social o momento em que é recebido pelos anfitriões. “Chegamos a Nova Déli, na Índia, para a 18ª Cúpula do G20. No domingo, o Brasil receberá, pela primeira vez na história, a presidência do grupo”, escreveu.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na cúpula Lula deve defender temas como desenvolvimento sustentável, combate à desigualdade e proteção ao meio ambiente. O presidente também vai falar sobre a solução para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“O Brasil é um dos poucos países no mundo que têm relação diplomática com todos os outros demais membros da Organização das Nações Unidas e, nessa condição, falamos com a Rússia e com a Ucrânia. O presidente Lula vem fazendo um apelo para que se fale mais de paz e menos de guerra”, disse o ministro.

Para Vieira, a Cúpula do G20 é ideal para esse tipo de divulgação. “Queremos seguir um caminho que leve à paz. No G20, há países que nem sequer conversam com a Rússia e há países que têm atitude parecida com a brasileira”, acrescentou.

Presidência do G20

O Brasil assumirá pela primeira vez a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Com isso, o país será responsável por organizar a próxima reunião dos membros, que deve ocorrer em novembro do ano que vem, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante a viagem à Índia, Lula participará de três reuniões de trabalho do G20 e deverá receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais. Lula fará o último discurso da cúpula, na tarde de domingo (10), após receber simbolicamente a presidência, que será entregue pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

G20

O G20 foi criado em 1999 como uma forma de coordenação entre os países em nível ministerial, após uma sequência de crises econômicas internacionais. A primeira cúpula ocorreu em 2008, em Washington (EUA), no auge da crise causada pela quebra do banco Lehmann Brothers. A reunião foi realizada semestralmente em 2009 e 2010 e vem ocorrendo, de lá para cá, uma vez por ano.

O grupo responde, de forma conjunta, por cerca de 80% do produto interno bruto (PIB) mundial e 75% do comércio internacional, além de dois terços da população e 60% do território do planeta.

O G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, mais a União Europeia.

Nove outros países foram convidados para a cúpula: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura.

Organismos fixos nas cúpulas

• ONU (Organização das Nações Unidas);
• FMI (Fundo Monetário Internacional);
• Banco Mundial;
• OMS (Organização Mundial da Saúde);
• OMC (Organização Mundial do Comércio);
• OIT (Organização Internacional do Trabalho);
• OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
• União Africana;
• Agência de Desenvolvimento da União Africana (Auda-Nepad); e
• Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

 

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar