Paraíba

Novo passaporte já é emitido na Paraíba e conta com mais itens de segurança; veja onde solicitar documento

passaporte____foto_policia_federal-599x400 Novo passaporte já é emitido na Paraíba e conta com mais itens de segurança; veja onde solicitar documento

Novo passaporte tem mais elementos de segurança (Foto: Reprodução/Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) e a Casa da Moeda iniciaram, na sexta-feira (29), a emissão do novo passaporte brasileiro. O documento traz mudanças para garantir mais segurança e na Paraíba ele é emitido em três locais, sendo entregue à população em até seis dias.

Os novos itens de segurança no passaporte incluem novas e aprimoradas marcas d’água, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico e foto com inserção de elemento codificado.

Como visto pelo ClickPB, as mudanças não implicaram em aumento no custo do documento, que continua sendo no valor de R$ 257,25.

Como apurado pelo ClickPB com a Polícia Federal, na Paraíba, a emissão pode ser solicitada nos postos de atendimento do órgão nas Casas da Cidadania do Manaíra Shopping, em João Pessoa, e do Partage Shopping, em Campina Grande, e na Delegacia da Polícia Federal em Patos. Até a publicação desta matéria, a PF não registrou filas nas solicitações de passaporte.

Antes de ir até um dos postos da PF, o interessado deve agendar o atendimento no portal gov.br.

Ao acessar o portal, deve buscar pelo termo ‘passaporte’ e, ao abrir a nova aba, responder questionamento e enviar documentos pessoais, comprovando a identidade. Só podem solicitar o passaporte pessoas que cumpram as seguintes exigências:

  • Deve reunir documentação necessária à emissão de passaporte;
  • Não pode ser procurado pela justiça, nem impedido de obter passaporte ou de sair do país;
  • Maior de 18 anos deve ter feito alistamento eleitoral;
  • Entre 18 e 70 anos na última eleição, deve ter votado, justificado ou pago multa;
  • Homem entre 19 e 45 anos neste ano deve estar em dia com o serviço militar obrigatório.

O ClickPB notou que a apresentação do passaporte é obrigatória para viagens para fora do país, com exceção às viagens de turísticas para países do Mercosul, que são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Além da maior segurança, o novo passaporte tem imagens da fauna brasileira, representando todos os biomas do país e, também, itens culturais. Confira abaixo os novos elementos utilizados no passaporte, em imagens obtidas pelo ClickPB.

279cff9b2f864d8f8d97dfa4b2172846eousjhkivhisd8oc-2 Novo passaporte já é emitido na Paraíba e conta com mais itens de segurança; veja onde solicitar documento
279cff9b2f864d8f8d97dfa4b2172846eousjhkivhisd8oc-3 Novo passaporte já é emitido na Paraíba e conta com mais itens de segurança; veja onde solicitar documento
279cff9b2f864d8f8d97dfa4b2172846eousjhkivhisd8oc-4 Novo passaporte já é emitido na Paraíba e conta com mais itens de segurança; veja onde solicitar documento

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar