Mundo

Acordo ambiental EUA-China agrada ao Brasil e aumenta atenção sobre COP30

Captura-de-tela-2023-11-15-200409 Acordo ambiental EUA-China agrada ao Brasil e aumenta atenção sobre COP30Os presidentes dos EUA e China, Joe Biden e Xi Jinping, encontraram-se nesta quarta-feira (15) na Califórnia13/11/2023 – Reprodução/X/Casa Branca Daniel Rittnerda CNN

O governo brasileiro avaliou positivamente o acordo Estados Unidos-China na área ambiental e acredita que o entendimento entre as duas maiores potências do planeta, responsáveis em conjunto por 38% das emissões totais de gases do efeito-estufa, joga ainda mais atenção sobre a COP30 — prevista para ocorrer em Belém, em 2025.

Nesta quarta-feira (15), as equipes dos presidentes Joe Biden e Xi Jinping concordaram em triplicar a atual geração de energias renováveis até 2030. Com isso, o objetivo declarado é acelerar a transição energética e a redução no uso de combustíveis fósseis.

A declaração conjunta “Sunnylands Statement on Enhacing Cooperation to Address the Climate Crisis” foi divulgada a poucas semanas da COP28, em Dubai, que começa no fim de novembro. A China evitou se comprometer com a eliminação gradual do carvão ou em parar de construir novas usinas movidas por esse combustível.

Mas foi outro ponto da declaração o mais destacado pela diplomacia brasileira: o compromisso, por parte de Pequim, de incluir o metano e outros gases-estufa nas metas climáticas (as NDCs) de 2035.

Até agora, a China concentrou suas metas exclusivamente no dióxido de carbono (CO2) e rejeitou o metano como parte dos indicadores monitorados. Só que o metano, embora dure menos tempo na atmosfera, é mais prejudicial ao aquecimento global do que outros gases.

Trata-se da primeira vez que o governo chinês se compromete com uma meta abrangente para toda a sua economia — em vez de olhar apenas as emissões de CO2. Com um detalhe: as metas de redução dos gases-estufa até 2035 serão definidas na COP30, em Belém, em 2025.

Para um funcionário graduado da diplomacia brasileira ouvido pela CNN, a declaração conjunta Estados Unidos-China é promissora e significativa, embora ainda seja necessário observar como essas promessas vão se traduzir na prática.

CNN

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar