Avião com combustível feito somente de açúcar e gordura faz primeiro voo transatlântico
Richard Branson em voo com combustível renovável — Foto: Reprodução/Twitter
A empresa de aviação do bilionário Richard Branson, Virgin Atlantic, realiza o primeiro voo com combustível 100% sustentável (chamado de SAF, na sigla em inglês) nesta terça-feira (28). O anúncio foi publicado nas redes sociais.
“Estou muito orgulhoso de estar a bordo do Flight100 da @VirginAtlantic hoje, o primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) do mundo por uma companhia aérea comercial”, escreveu. O voo sairá do aeroporto de Londres com destino a Nova York.
O combustível é feito de duas misturas:
- 88% de HEFA (Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos), feito de gordura;
- 12% de SAK (Querosene Aromático Sintético), feito de açúcar vegetal.
O g1 entrou em contato com a empresa para confirmar se a gordura usada no HEFA é vegetal ou animal, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.
O SAF representa menos de 0,1% dos volumes globais de combustível de aviação e os padrões de combustível permitem apenas uma mistura de 50% de SAF em motores de jatos comerciais.
“(Mesmo que o mercado seja pequeno, por ora), essa é a única solução viável para a descarbonização dos voos de longo curso”, disse o bilionário em nota.
A empresa também fez uma parceria com a Virgin Unite e o Rocky Mountain Institute (RMI) para coletar informações sobre possível emissões de carbono durante o voo.
“Os testes irão fazer a ciência avançar e ajudar a desenvolver voos que poderão reduzir significativamente o impacto climático da aviação“, declarou o bilionário em nota.
Equipe de Branson em viagem — Foto: Divulgação
O bilionário também escreveu que voar no Flight100 o fez lembrar de outros momentos de inovação no mundo da aviação. “(Lembro) quando tentamos encorajar a Airbus e a Boeing a fabricarem os seus aviões utilizando compostos de fibra de carbono”.
A medida visava reduzir a quantidade de combustível, que consequentemente diminuiria a emissão de carbono.
À época, segundo Branson, as empresas não acharam que seria possível. Então contratou o engenheiro aeroespacial Burt Rutan para construir o avião, chamado de Virgin Atlantic GlobalFlyer. “Voamos sem escala, quebrando recordes, para mostrar que a fibra de carbono funcionava”.
G1