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Avião com combustível feito somente de açúcar e gordura faz primeiro voo transatlântico

WhatsApp-Image-2023-11-29-at-07.21.54-601x400 Avião com combustível feito somente de açúcar e gordura faz primeiro voo transatlântico

Richard Branson em voo com combustível renovável — Foto: Reprodução/Twitter

A empresa de aviação do bilionário Richard Branson, Virgin Atlantic, realiza o primeiro voo com combustível 100% sustentável (chamado de SAF, na sigla em inglês) nesta terça-feira (28). O anúncio foi publicado nas redes sociais.

“Estou muito orgulhoso de estar a bordo do Flight100 da @VirginAtlantic hoje, o primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) do mundo por uma companhia aérea comercial”, escreveu. O voo sairá do aeroporto de Londres com destino a Nova York.

O combustível é feito de duas misturas:

  • 88% de HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos), feito de gordura;
  • 12% de SAK (Querosene Aromático Sintético), feito de açúcar vegetal.

g1 entrou em contato com a empresa para confirmar se a gordura usada no HEFA é vegetal ou animal, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

O SAF representa menos de 0,1% dos volumes globais de combustível de aviação e os padrões de combustível permitem apenas uma mistura de 50% de SAF em motores de jatos comerciais.

“(Mesmo que o mercado seja pequeno, por ora), essa é a única solução viável para a descarbonização dos voos de longo curso”, disse o bilionário em nota.

A empresa também fez uma parceria com a Virgin Unite e o Rocky Mountain Institute (RMI) para coletar informações sobre possível emissões de carbono durante o voo.

“Os testes irão fazer a ciência avançar e ajudar a desenvolver voos que poderão reduzir significativamente o impacto climático da aviação“, declarou o bilionário em nota.

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Equipe de Branson em viagem — Foto: Divulgação

O bilionário também escreveu que voar no Flight100 o fez lembrar de outros momentos de inovação no mundo da aviação. “(Lembro) quando tentamos encorajar a Airbus e a Boeing a fabricarem os seus aviões utilizando compostos de fibra de carbono”.

A medida visava reduzir a quantidade de combustível, que consequentemente diminuiria a emissão de carbono.

À época, segundo Branson, as empresas não acharam que seria possível. Então contratou o engenheiro aeroespacial Burt Rutan para construir o avião, chamado de Virgin Atlantic GlobalFlyer. “Voamos sem escala, quebrando recordes, para mostrar que a fibra de carbono funcionava”.

G1

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