Paraíba

Cabra do Cariri produz 13,6kg de leite em um dia e bate recorde Nacional: ‘o pequeno também consegue grandes conquistas’, diz criador

whatsapp-image-2023-11-13-at-10.52.00 Cabra do Cariri produz 13,6kg de leite em um dia e bate recorde Nacional: 'o pequeno também consegue grandes conquistas', diz criadorCabra Verão, paraibana recordista na produção de leite — Foto: João Luiz/Arquivo Pessoal

A cabra Verão, natural da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, quebrou o recorde nacional de produção diária de leite enquanto participava do Torneio de Cabras Leiteiras da Expo Monteiro 2023 na sexta-feira (10). O animal produziu 13.690kg de leite em um dia para conquistar o recorde.

A cabra Verão é criada por João Luiz no município de Prata, no Cariri paraibano, desde 2017.

“Esse reconhecimento não é só meu, mas sim é um modo de que a gente se apresenta como um pequeno criador para servir de exemplo, porque o pequeno também consegue grandes conquistas, com dedicação, trabalho, e também com amizades, parcerias”, celebrou João Luiz.

O animal pode também quebrar o recorde mundial se for reconhecida pelo Guinness World Records. A ABCC está preparando a documentação para solicitar a validação do reconhecimento internacional para a cabra Verão.

O antigo recorde de produção diária de leite pertenceu por 12 anos à cabra Priscila, natural de Pernambuco, quando sua produção chegava aos 13,106kg de leite por dia.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Antônio Costa, em outubro de 2023, durante a Festa do Boi, em Natal, uma cabra quebrou o recorde de Priscila, produzindo um total de 13.207kg. Porém, 20 dias depois, Verão ultrapassou essa marca, produzindo 13.690kg de leite em um dia.

Quebra do recorde nacional

A quebra do recorde feita por Verão foi atestada pela Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) nesta segunda-feira (13).

“Partindo do princípio que todas as etapas do circuito APACCO são chanceladas pela ABCC e que não existe outro registro com esses números, nos permite afirmar que esse recorde é nacional”, afirmou o presidente da ABCC, Pedro Martins.

Com a súmula com todos os atos que aconteceram na Expo Monteiro, a equipe técnica da ABCC vai fazer a formalização da certificação.

Criador celebra conquista

whatsapp-image-2023-11-13-at-10.53.04 Cabra do Cariri produz 13,6kg de leite em um dia e bate recorde Nacional: 'o pequeno também consegue grandes conquistas', diz criador

Cabra Verão e seu criador durante exposição em Monteiro, PB — Foto: João Luiz/Arquivo Pessoal

O criador João Luiz explicou ao g1 que desde o ano em que foi adquirida, o trabalho para transformar o animal em um potencial produtor de leite foi iniciado.

“Comprei esse animal com 30 dias de nascido, e desde então iniciei com a criação de cabra leiteira em 2017, e há uns cinco meses me dediquei só a ela. Ela já tem seis anos, cinco crias. Um animal que sempre se destacou no leite”, relatou João Luiz.

“É uma cabra que é um xodó”, explicou o criador da cabra Verão.

 

Feliz com o título e o reconhecimento, João Luiz celebrou a conquista da cabra, enfatizando a força que o animal tem para produzir leite.

whatsapp-image-2023-11-13-at-10.51.59 Cabra do Cariri produz 13,6kg de leite em um dia e bate recorde Nacional: 'o pequeno também consegue grandes conquistas', diz criador

Recorde nacional de produção diária de leite é quebrado por cabra na Paraíba — Foto: João Luiz/Arquivo Pessoal

“Essa conquista de Verão mostra a força, o poder que ela tem. Toda vez que foi preciso ela provar alguma coisa, ela vem com esses resultados, com essas conquistas”, disse João Luiz, celebrando a conquista do animal.

Candidata a recorde mundial

 

A cabra Verão ainda pode alçar voos mais altos com sua alta produção de leite. Isso porque os 13.690kg de leite produzido pela cabra paraibana podem ser reconhecidos mundialmente. Com o reconhecimento da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC), o órgão está reunindo a documentação para que o Guinness Book reconheça o título mundialmente.

“Estamos formalizando as tratativas junto aos órgãos competentes neste sentido [para que haja o reconhecimento mundial]. O que podemos afirmar é que trata-se, hoje, do recorde nacional, no entanto, para que seja oficialmente mundial, temos que cumprir as formalidades previstas. Iniciamos [a documentação] através do nosso departamento jurídico a construção destas tratativas. Ainda não sabemos [quando o Guinness vai atestar o recorde]”, explicou Pedro Martins, presidente da ABCC.

*Sob supervisão de Krys Carneiro

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar