Brasil

Operação contra grupo suspeito de se passar por ministros do governo federal cumpre mandado na PB

operacao-alto-escalao Operação contra grupo suspeito de se passar por ministros do governo federal cumpre mandado na PBUm mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma casa do bairro do Valentina, em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (7), durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal que investiga um grupo suspeito de se passar por ministros do governo Lula (PT) para aplicar golpes. Também são cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Recife (PE).

Segundo a investigação, os suspeitos criavam perfis falsos no WhatsApp, usando fotos e informações do primeiro escalão do poder Executivo. Em seguida, o grupo entrava em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para pedir ajuda, principalmente financeira, em determinadas situações.

“Geralmente com o pretexto de ajudar terceiras pessoas, os falsos ministros contatavam as vítimas e lhes pediam que realizassem transferências via PIX para alguma pessoa necessitada”, diz a Polícia Civil.

Em um dos casos, um suspeito se passou por um ministro e entrou em contato com o presidente de uma associação comercial sediada em São Paulo. Na conversa em que o golpe foi aplicado, o criminoso pediu que fosse feita uma transação financeira, que seria ressarcida em seguida.

Até o momento, segundo a Polícia Civil, os seguintes ministros foram alvos dos criminosos:

  • Juscelino Filho, ministro das Comunicações
  • Camilo Santana, ministro da Educação
  • Renan Filho, ministro dos Transportes
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil
  • Luiz Marinho, ministro do Trabalho
  • Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

Investigação

 

Os policiais da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, informaram que, para conseguir aplicar os golpes, os suspeitos monitoravam as agendas das autoridades. A partir disso, era possível entrar em contato com possíveis vítimas.

Com apoio das polícias de Pernambuco e da Paraíba, os investigadores da capital conseguiram identificar o grupo criminoso. Os agentes cumprem os mandados na casa dos investigados.

Os policiais tentam identificar o número de vítimas enganadas e de autoridades que tiveram os nomes usados pelos criminosos. O lucro obtido com o crime ainda não foi calculado pela investigação.

G1

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar