Política

Miss Trans Monteiro, Ciara Lys pretende se candidatar a uma vaga na câmara de vereadores

WhatsApp-Image-2024-01-09-at-08.28.57-322x400 Miss Trans Monteiro, Ciara Lys pretende se candidatar a uma vaga na câmara de vereadores

 

Com os apoios do deputado federal Frei Anastácio (PT) e do ex-deputado estadual e atual gestor de programa especial do governo do Estado da Paraíba, Anisio Maia (PSB), Ciara Lys, mulher trans, defensora e atuante nas causas LGBTQIA+, pretende se candidatar e ocupar uma vaga na câmara de vereadores de Monteiro em 2024, pelo Partido dos Trabalhadores. Ciara tem seu trabalho reconhecido a nível estadual, pelas ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade no Município de Monteiro.

Sobre Ciara Lys

Ciara Lys, 34 anos, ganhou os holofotes a nível estadual no Miss Trans Paraíba 2022, ao ser eleita como Miss Monteiro Trans e ganhar o prêmio de Miss Simpatia. Além de ser forte atuante nas causas LGBTQIA+, coordenando o Espaço LGBTQIA+ Aliança do Bem, que acolhe o público trans, travesti, gays, entre outros, tanto da zona rural, quanto urbana do município de Monteiro e cidades vizinhas.

Uma de suas grandes conquistas foi a idealização deste projeto, assim como levantar verbas para a implantação da Casa de acolhimento, que visa criar uma rede de apoio e ajudar pessoas da comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Levando mais informações e conhecimentos sobre saúde e prevenção, além de atuar no recebimento de currículos, dessa forma viabilizando a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho, dentre outras atividades.

O Espaço LGBTQIA+ Aliança do Bem conta com o apoio da Prefeitura de Monteiro, que pretende contribuir ofertando cursos profissionalizantes voltados para este público com o intuito de melhorar a qualidade de vida, além de apoio em eventos no município e dentro do estado.

Pessoas Trans na política brasileira 

As eleições de 2020 exibiram um marco histórico em diversidade e representatividade nas câmaras municipais pelo Brasil. Segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) 294 travestis, mulheres trans e homens trans concorreram às eleições de 2020. Com aumento de 275%, o número de candidatos a vereador travestis e transexuais eleitos passou de 8, em 2016, para 30 em 2020. Ciara Lys vai em busca da sua primeira candidatura em 2024, já que disputou as eleições para vereadores de Monteiro em 2020, obteve 62 votos e não foi eleita.

PARAÍBA DA GENTE

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar