Brasil

PSB pressiona por permanência de integrantes do partido no Ministério da Justiça

WhatsApp-Image-2024-01-14-at-08.01.18-700x387 PSB pressiona por permanência de integrantes do partido no Ministério da Justiça

Luiz Inácio Lula da Silva anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública, em substituição a Flávio Dino, no Palácio do Planalto – 11/01/2024

Integrantes do PSB estudam o envio de uma mensagem ao governo para pedir a permanência de nomes da legenda na composição do Ministério da Justiça. O movimento ganhou força após a confirmação de Ricardo Lewandowski como substituto de Flávio Dino no comando da pasta.

A iniciativa está sendo encabeçada pela bancada do PSB na Câmara dos Deputados. Fontes envolvidas na discussão defendem incluir na mensagem um pedido claro para a permanência de três nomes: Tadeu Alencar, atual secretário de Segurança Pública, Elias Vaz, de Assuntos Legislativos, e Augusto Botelho, secretário Nacional de Justiça.

Alencar e Elias ocuparam cadeiras na Câmara pela legenda antes de assumirem as funções no Executivo. Botelho é filiado ao PSB.

A defesa é ainda por um reconhecimento público sobre a atuação de Ricardo Cappelli no primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Braço direito de Flávio Dino e número 2 do ministério, Cappelli afirmou à CNN que não deve seguir na função após a troca de comando.

Internamente, a insatisfação da legenda foi ampliada após a confirmação de que o presidente da República havia dado carta branca a Lewadowski para a escolha de uma nova equipe. Ao mesmo tempo, Lula não se comprometeu com a preservação de espaços ocupados pelo PSB na pasta.

O incômodo do PSB, legenda do vice presidente Geraldo Alckmin, com a perda de espaço no Executivo ocorre desde a reforma ministerial e do movimento do governo para acomodar o Centrão. Um dos resultados foi a transferência de Márcio França – também do partido – do Ministério de Portos e Aeroportos para a pasta de Empreendedorismo e Microempresa.

A avaliação de integrantes é que França acabou rebaixado para uma pasta com menor relevância.

A discussão sobre detalhes do posicionamento do PSB sobre as mudanças na Justiça deve ocorrer em uma reunião da bancada com o presidente da legenda Carlos Siqueira. A data ainda não foi definida.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar