Cidades

Paraíba confirma segunda morte por dengue; mais dois óbitos estão em investigação

sms-divulga-plano-de-acao-para-intensificar-acoes-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-564x400 Paraíba confirma segunda morte por dengue; mais dois óbitos estão em investigação

A Secretaria de Estado da Saúde está investigando outros dois óbitos por dengue, um em Sapé e outro em Campina Grande.

A Paraíba confirmou a segunda morte por dengue. Com esta, são dois óbitos pela doença em 2024 no estado. A paciente, que tinha 42 anos, foi diagnosticada com dengue com sinais de alarme, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). O estado investiga também um óbito por chikungunya em Sapé, e outros dois por dengue nos municípios de Sapé e Campina Grande.

A paciente com morte foi confirmada por dengue, pela SES-PB, nesta segunda-feira (26) ao ClickPB, morava no município do Conde, no Litoral Sul, e apresentava comorbidades. Segundo levantamento da SES-PB, ela era diabética, também hipertensa e tinha uma doença hematológica.

O óbito em investigação por chikungunya é de um homem de 57 anos de idade, de Sapé, com doença pré-existente (hepatopatia).

Dois óbitos estão em investigação para dengue. Em Pocinho, um homem de 85 anos de idade, deu entrada no Trauma de Campina Grande, sem informação em ficha de comorbidade. Já o óbito em investigação de Campina Grande é de um homem de 60 anos de idade, que deu entrada na UPA do município, com sinais de gravidade.

Dados do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde apontam que, dos 223 municípios paraibanos, 136 (60,98%) encontram-se em situação de alerta.

Os números indicam que, em 2024, foram registrados no estado 1441 casos prováveis de dengue. Até agora, o óbito confirmado por dengue foi de uma jovem de 24 anos, do município de Camalaú, que apresentou sintomas como febre, cefaleia, vômito, náuseas, artrite, artralgia, dor abdominal, taquicardia, derrame pleural, icterícia.

Ainda conforme a SES-PB, dos 223 municípios, 30 (13,45%) apresentaram índices que demonstram situação de risco para ocorrência de surto: Juazeirinho, Itapororoca, Picuí, Alagoa Nova, Cacimba de Dentro, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Cubati, Pedra Lavrada.

Também estão nesta lista as cidades de Mãe d’Água, Teixeira, Soledade, Arara, Areial, Bom Sucesso, Sousa, São José de Caiana, Assunção, Puxinanã, Brejo do Cruz, Matinhas, Salgadinho, Frei Martinho, Campina Grande, Cuité, Rio Tinto, Areia de Baraúnas, São José do Brejo do Cruz, Sapé e Alagoa Grande.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar