Cidades

Secretaria de Agricultura: Monteiro oferta inseminação artificial gratuita em bovinos

images-2-399x400 Secretaria de Agricultura: Monteiro oferta inseminação artificial gratuita em bovinos

Executado em parceria com o Governo Federal, o programa Mais Pecuária Brasil visa aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda dos agricultores familiares monteirenses
Os pequenos pecuaristas monteirenses podem receber gratuitamente doses de sêmen de touros registrados e todo o suporte técnico para o processo de inseminação artificial no gado criado nas propriedades da região.
O benefício chega aos produtores por meio do programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria entre a Prefeitura e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
“Nossa meta é continuar o trabalho de fortalecimento do produtor rural no nosso município. Com o melhoramento genético, alcançaremos um aumento significativo na produção, que refletirá na renda desses produtores”, explica a prefeita Anna Lorena.
“A Prefeitura de Monteiro tem o objetivo de agregar valor as diversas áreas de atuação no município e dentro destas ações está o incentivo à reprodução do rebanho através do melhoramento genético. A expectativa é das melhores, porque conseguiremos ter um rebanho de melhor qualidade, produzindo mais leite e aumentando a renda dos monteirenses”, comentou o veterinário responsável, Márcio Andrade.
Etapas do processo
Inicialmente, as vacas receberam hormônios estimuladores do cio e introdução do Dispositivo Intrauterino (DIU). Todo o processo é realizado com acompanhamento do médico veterinário Márcio Andrade, sem custos para os produtores.
A biotecnologia aumenta a produção de arrobas por hectare, o tamanho da carcaça, a fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças, resultando em maior produção com menor custo.
Mais Pecuária Brasil
O programa Mais Pecuária Brasil é contínuo e Monteiro tem disponibilidade para ofertar anualmente a inseminação em 600 animais.
Para ter acesso ao programa, basta se cadastrar na Secretaria de Agricultura, localizada na Fazenda Embrapa. A documentação exigida para o cadastro são o comprovante de residência, identidade e CPF, ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária Estadual com vacinação.
“Assim que formamos a turma, iniciaremos o processo. Temos que contar com no mínimo 50 e no máximo 100 animais, portanto é interessante que os produtores procurem a Secretaria de Agricultura o mais rápido para que possamos iniciar o trabalho também de forma ágil”, informa Márcio Andrade.
O produtor pode tirar dúvidas por meio dos telefones:
Márcio Andrade (83) 99927-2879 ou Felipe Silva (83) 99642-4782
O PIPOCO
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar