Região russa de Belgorod declara estado de emergência em meio a ataques da Ucrânia
Apartamento desabado após um ataque de míssil em Belgorod, Rússia, em 12 de maio de 2024. A Rússia disse no domingo que um ataque de míssil ucraniano em um prédio de apartamentos na cidade de Belgorod feriu 19 pessoasEmil Leegunov/Anadolu via Getty Images
O governador da área de fronteira russa de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, declarou estado de emergência em toda a região nesta quarta-feira (14), citando ataques contínuos das forças ucranianas.
“A situação na região de Belgorod continua extremamente difícil e tensa”, disse Gladkov em um vídeo publicano no aplicativo de mensagens Telegram.
Ele acrescentou que os bombardeios diários das forças armadas ucranianas destruíram casas, matando e ferindo civis.
“Portanto, estamos tomando a decisão, a partir de hoje, de declarar uma situação de emergência regional em toda a região de Belgorod, com um apelo subsequente ao governo para declarar uma situação de emergência federal.
Ofensiva ucraniana
As defesas aéreas da Rússia destruíram 117 drones e quatro mísseis táticos lançados durante a noite pela Ucrânia, visando diversas regiões, incluindo Kursk, informou o Ministério da Defesa nesta quarta-feira.
Os mísseis e 37 drones foram destruídos sobre a região de Kursk, informou o ministério no aplicativo de mensagens Telegram, enquanto 37 drones foram destruídos sobre a região de Voronezh, entre outras.
O ministério russo não informou o total de armas aéreas lançadas pela Ucrânia.
CNN BRASIL