Mundo

Justiça francesa investiga morte de jornalista na Ucrânia como possível crime de guerra

jornalista-morto-na-ucrania_jpg-599x400 Justiça francesa investiga morte de jornalista na Ucrânia como possível crime de guerra

Soldin, de 32 anos, foi morto quando um grupo de repórteres da AFP que o acompanhava, junto às tropas ucranianas (Foto: Reprodução/Aris MESSINIS / AFP)

Uma investigação foi aberta nesta quarta-feira, na França, por crime de guerra após a morte, na Ucrânia, do jornalista da AFP Arman Soldin, informou a Procuradoria Nacional Antiterrorista francesa.

‘Terror Puro’: Uma semana antes de morrer na Ucrânia, jornalista da AFP filmou ataque com foguetes a 50 metros dele”

Soldin, de 32 anos, foi morto quando um grupo de repórteres da AFP que o acompanhava, junto às tropas ucranianas, foi bombardeado com mísseis do tipo Grad perto de Chasiv Yar, na bacia do Donbass (leste da Ucrânia).

A investigação, a cargo do Escritório Central de Combate a Crimes contra a Humanidade e os Crimes de Ódio, tem como objetivo determinar as circunstâncias da morte do jornalista, coordenador da equipe de vídeo da AFP na cobertura da guerra da Ucrânia.

Soldin é pelo menos o décimo primeiro jornalista, guia ou motorista de jornalistas morto na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, segundo o registro das ONGs especializadas Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ).

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (Pnat, na sigla em francês) tem jurisdição sobre crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

O Globo

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar