Paraíba

Setor de serviços registra alta de 5,6% em julho na Paraíba; alta é a 8º maior do Brasil

comercio_de_joao_pessoa_walla_santos-scaled-1-768x361-3-700x329 Setor de serviços registra alta de 5,6% em julho na Paraíba; alta é a 8º maior do Brasil

Comércio de João Pessoa. (Foto: Walla Santos/ ClickPB)

O setor de serviços na Paraíba cresceu 5,6% em julho, se comparado ao mesmo mês do ano de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (11).

Como apurou o ClickPB, o indicador do estado ficou acima da média do país, que cresceu 4,3%. Na comparação com o mês anterior, o volume de serviços teve alta de 2%. Em junho o crescimento registrado foi menor, sendo de 3,4%. Na média do Brasil, a alta foi de 1,2% de um mês para o outro.

Entre os meses de janeiro a julho, o setor na Paraíba cresceu 3,5%, sendo praticamente o dobro do Brasil, que registrou 1,8%. O segmento de transporte de passageiros foi o setor que teve uma maior alta, se comparado com julho do ano passado. A categoria está em alta desde o mês passado, em junho.

Segundo a pesquisa, dos cinco setores avaliados pelo IBGE, três registraram alta, na comparação de julho com o mês passado. Entre eles, estão as atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares e de informação e comunicação.

A variação positiva de 2% ficou atrás das registradas no Distrito Federal (14,8%), Rio Grande do Norte (5%), Sergipe (4%), Alagoas (4%), Piauí (3,2%), São Paulo (2,4%) e Pará (2,4%), sendo a oitava maior do Brasil.

Sobre a Pesquisa

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) busca monitorar o comportamento do setor de serviços no Brasil, com foco em empresas registradas e que atuam em serviços não financeiros, e que empregam no mínimo 20 trabalhadores, coletando informações sobre a receita bruta e a receita real.

*Com informações da SECOM-PB e IBGE

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar