Monteiro possui o maior rebanho e propriedades produtoras de leite de cabra do cariri
O município de Monteiro destaca-se no cariri da Paraíba com o maior rebanho e número de propriedades produtoras de leite de cabra na região. A cidade possui 1.195 propriedades com caprinos, sendo que dessas, 283 produziram leite de cabra e 215 efetuaram comercialização do produto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2018). Nesse mesmo ano, 2.938 cabras foram ordenhadas nesses estabelecimentos com uma produção de 684 mil litros de leite no período. Devido a essa pujança produtiva e à tradição, a cidade realizará a 16ª Expo Monteiro, de 6 a 10 de novembro.
Não só Monteiro é destaque na produção leiteira caprina. A Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, segundo o Censo Agropecuário 2017 (IBGE). A caprinocultura leiteira é uma atividade econômica que envolve pequenos criadores e está presente em todos os 17 municípios do cariri, explorada em mais de mil estabelecimentos com rebanho de cabras que chega a 11 mil matrizes, produzindo 3,68 milhões de litros de leite e movimentando cerca de R$ 7,2 milhões anualmente (IBGE, 2018).
Um ótimo exemplo dessa força produtiva de Monteiro é a Cooperativa dos Produtores Rurais o município (Capribom), que ajudou a alavancar a economia local por meio da caprinocultura. De acordo com o Projeto Cooperar, do Governo Estadual, a cooperativa é uma das mais antigas parceiras, começando a sua história no ano 2000, quando pouco mais de 20 produtores de leite de cabra se reuniram para formar a Associação dos Ovinocaprinocultores do Cariri Ocidental Paraibano (AOCOP). Logo no início, construíram uma Unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra e aderiram ao sistema de pasteurização rápida, produzindo uma média de 200 litros de leite de cabra diariamente.
Negócios caprinos
Para ajudar no escoamento dessa super produção leiteira, a cidade realiza a Expo Monteiro, com formato híbrido de exposição de animais, praça de alimentação gastronômica caprina e palco da cultura local, com apresentações musicais durante todos os dias de evento. A Expo Monteiro reconhece a importância econômica e social da cadeia produtiva da caprinovinocultura para o município e na 16ª edição haverá grande programação, como parte do circuito anual de Feiras de Agronegócios no Estado.
“O Sebrae sempre apoiou a caprinovinocultura e vem desenvolvendo essa atividade fortalecendo, promovendo a cadeia produtiva na região do cariri, fomentando cada vez mais o empreendedorismo dentro da cadeia produtiva, fomentando inovação, sustentabilidade e acesso a novos mercados”, pontuou a gerente da agência Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda.
Ela reforçou que essas feiras têm o intuito de promover produtos, mostrar a força da cadeia produtiva e cada vez mais gerar negócios sustentáveis e inovadores. “É onde o território mostra os principais produtos derivados do leite, o estágio avançado que a caprinovinocultura está, educando em relação a negócios, à inovação, à capacidade da indústria láctea caprina”, falou.
A 16ª Expo Monteiro será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura com apoio de todas as demais secretarias, parceria do Sebrae/PB, Governo do Estado, Apacco, Empreender PB, Senar e Juntos pelo Agro. De acordo com a prefeita Anna Lorena, a Expo Monteiro cresce e se fortalece a cada ano, agregando cada vez mais parceiros.
“Neste ano a população vai receber uma programação cheia de novidades. Idealizamos, caprichamos, e estamos na luta para que dia 06 Monteiro prestigie o que nossa região tem de melhor, seja nas criações de animais, seja na gastronomia e na cultura. Esperamos todos vocês lá“, comentou a prefeita Anna Lorena.
Programação
Durante a Expo Monteiro, o Sebrae/PB vai oferecer ao público palestras gratuitas, com foco em empreendedorismo e gestão de negócios. A programação completa deverá ser divulgada nos próximos dias de forma detalhada.
De acordo com os organizadores, haverá ainda a realização de torneios leiteiros, feira agroecológica e apresentações culturais, gastronômicas e de moda, enaltecendo as tradições do Cariri paraibano e da atividade agropecuária e cultural na região.