Médico de Conceição, na Paraíba, descobre paciente com coração no lado direito do corpo e outros órgãos “invertidos”
O médico Janderson Jessé, que atende em Conceição, no Sertão da Paraíba, descobriu que um paciente tem o coração do lado direito e outros órgãos do lado esquerdo em uma condição de inversão de posições. É uma condição rara de saúde identificada como ‘Situs Inversus Totalis’. O relato foi feito em vídeo nas redes sociais, na última quarta-feira (18).
O homem havia levado a filha para uma consulta em uma clínica da região quando relatou alguns sintomas à médica. Ela orientou que o pai da sua paciente fizesse uma ultrassom com o médico Janderson Jessé. Foi nesse exame que foi identificada a condição rara nele.
“O paciente não sente nada. Veio somente por recomendação da Doutora Aline mediante o que eles conversaram. Quando eu comecei o exame, eu achei uma coisa bem estranha porque o pâncreas tava voltado para o lado esquerdo do paciente. Aquilo me intrigou e, continuando o exame, eu vi que o coração estava do lado direito e o fígado do paciente, que era para estar do lado direito, estava do lado esquerdo. O rim direito, que fica ali junto do fígado, também estava para o lado esquerdo. O baço estava para o lado direito do paciente. Então a gente chegou ao diagnóstico do paciente que ele tem ‘Situs Inversus’, diagnóstico bem raro”, explicou o médico, como verificou o ClickPB.
O médico disse que o paciente terá uma vida normal, mas preciso ter cuidado, por exemplo, quando buscar atendimento de emergência em hospitais para informar que alguns órgãos estão em localização invertida para que seja identificado o problema também com auxílio da posição dos órgãos no corpo.
“Ele vai conseguir levar a vida dele tranquila, sem maiores problemas. A gente só deixou uma observação: se esse paciente ele chegasse a um hospital com alguma dor, como um cálculo de vesícula biliar, o mais comum é que a gente veja esse dor do lado direito. Como ele tem a vesícula biliar do lado esquerdo, ele vai ter dor do lado esquerdo. Então, no hospital, um médico jamais iria pensar que seria um cálculo biliar”, relatou o médico.
ClickPB