PIB da Paraíba cresce 6,6% em 2024, revela estudo do Banco do Brasil; taxa é a maior do país
O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 6,6% em 2024, como revelou o levantamento realizado pelo Banco do Brasil, publicado na última sexta-feira (3).
Como visto pelo ClickPB, segundo dados do estudo ‘Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil’ a taxa de crescimento do PIB do estado é a maior do país, superando as taxas da região Nordeste (3,8%) e do Brasil (3,5%).
No ranking estadual do Banco do Brasil, as maiores taxas de crescimento são da Paraíba (6,6%) seguidas pelo Rio Grande do Norte (6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e o Distrito Federal (5,1%).
Apenas o estado do Mato Grosso do Sul deve registrar uma redução na projeção do PIB, sendo de 0,7%. De acordo com o estudo do Banco, nos três setores que serviram de base para o levantamento a análise do crescimento em 2024, a Paraíba apresentou uma taxa superior do Nordeste e do Brasil.
O PIB de Serviços, que inclui comércio, administração pública e demais segmentos do setor e que concentra a maior força das atividades econômicas, apresentou crescimento de 6,5%, enquanto a média do Brasil foi de 3,6% e a do Nordeste de 4%.
No PIB da indústria, a Paraíba registrou uma expansão de 6%, bem acima também da média do Brasil (3,3%) e a do Nordeste (3,4%). Já o estudo que aponta queda no PIB agropecuário para o Brasil (-2,5%) e o Nordeste (-1,7%), o setor na Paraíba apresentou uma taxa de crescimento de 3,2%.
O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, explicou que a taxa de crescimento apontada pelo estudo do Banco do Brasil, refletiu os excelentes indicadores econômicos da Paraíba que foram publicados por instituições nacionais, ao longo do ano de 2024, em diversos setores como, por exemplo, no varejo, na geração de emprego formal (Caged), na ampliação do potencial de consumo das famílias, além da expansão do volume de investimentos com recursos próprios e as atrações de novos e grandes empreendimentos para o Estado.
“Na verdade, esse estudo demonstra que as políticas de investimentos e as políticas públicas do nosso governo, associadas à parceria e aos investimentos do setor privado, estão fazendo com que a roda da economia gire com uma velocidade mais alta na Paraíba em relação aos demais Estados do País”, explicou o secretário da Fazenda.
Ainda segundo Marialvo Laureano, “alguns termômetros econômicos da Paraíba se destacaram nacionalmente como a taxa de crescimento do varejo acima de dois dígitos no ano (12,9%), performando entre primeiro e segundo lugar do País em quase todos os meses do ano; tivemos onze meses seguidos de saldo de emprego formal positivo em 2024 (janeiro a novembro), que é uma marca histórica do Estado no Caged e com uma expansão de 36% sobre o saldo de empregos do ano anterior; pela primeira vez o consumo das famílias paraibanas ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões no ano (R$ 102 bilhões); além dos investimentos com recursos próprios que cresceram 268% nos últimos cinco anos”, destacou o secretário.
Veja abaixo o ranking de crescimento do PIB dos estados:
*Com SECOM-PB