CidadesRadiosRio de JaneiroSão Paulo

Secretaria de Saúde de Monteiro informa sobre abastecimento de Insulina Humana e insumos

insulina Secretaria de Saúde de Monteiro informa sobre abastecimento de Insulina Humana e insumosA Secretária de Saúde do município de Monteiro, Fabiana Ferreira, vem informar à população sobre o abastecimento de Insulina humana regular 100 UI/ml Injetável, frascos e tubetes (canetas), Insulina humana NPH 100 UI/ml Injetável, frascos e tubetes (canetas) e agulhas para canetas aplicadoras de insulinas do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

De acordo com a gestora municipal da pasta, o Ministério da Saúde desde dezembro de 2023 começou a enfrentar dificuldades nos processos licitatórios para adquirir os medicamentos Insulina humana regular e insumos relacionados para distribuí-los aos almoxarifados de saúde tanto estaduais quanto municipais para atendimento de pacientes com diabetes.

“O Ministério da Saúde é a instância gestora do SUS e responsável pelos processos de aquisição, financiamento e distribuição de insulinas humanas no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. Sendo assim a falta da insulina, canetas e agulhas estão em falta por este motivo”, explica Fabiana Ferreira.

O Ministério da Saúde reafirma que o fornecimento de insulina para a população brasileira é uma invariável preocupação do SUS, que buscou a todo o momento encontrar alternativas para manter os estoques abastecidos. O que o Brasil tem passado é reflexo de uma dificuldade mundial na oferta de insulina. O mercado nacional não consegue atender a demanda incomparável do SUS.

Com intuito de manter o abastecimento da Rede SUS e atender plenamente os pacientes insulinodependentes, uma das medidas tomadas pelo Ministério da Saúde foi à ampliação da disputa dos processos de aquisição para empresas internacionais até que a situação excepcional de indisponibilidade de suprimento por parte do mercado nacional esteja superada. Outras medidas tomadas foram: à ampliação de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs); aumento das opções de insulinas no SUS pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde – CONITEC de insulinas análogas de ação rápida e prolongada para Diabetes Melito Tipo 2 (hoje disponível para Diabetes Melito Tipo 1), bem como a revisão dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, recomendando favoravelmente à incorporação.

O compromisso firmado pelo Ministério da Saúde, a partir dos compromissos firmados pelas empresas Novo Nordisk, Star Pharma Biomm é de regularizar a distribuição das pautas aos estados até final de dezembro de 2024 a início de janeiro de 2025.

“A Secretaria de Estado da Saúde se compromete bipartidamente a realizar a entrega junto às Gerências Regionais de Saúde de maneira oportuna, tão logo que os nossos estoques se restabeleçam após a retomada das entregas pelo Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde já veiculou uma nota à imprensa, informando que tem fornecimento de insulina garantido até o final de 2025”, complementa Wênia Brito Barreto Faheina, Gerente Executiva de Assistência Farmacêutica

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar