Brasil faz 7 a 1 no Haiti e precisa de empate contra o Peru
A seleção brasileira voltou a ter 7 a 1 como placar de um jogo. Desta vez a favor.
Quase dois anos depois de ser massacrada na semifinal da Copa-2014 para a Alemanha, em casa, o time agora comandado por Dunga esmagou o fraco Haiti, 74 do ranking Fifa (o Brasil é sétimo), nesta quarta (8), em Orlando.
O resultado levou o time aos quatro pontos no Grupo B, e no domingo (12), contra o Peru, em Boston, definirá a classificação — o empate garante a vaga para as quartas de final da Copa América Centenário.
Dunga disse que pediu para seu time nunca diminuir o ritmo, pela importância do saldo de gols como critério de desempate.
“Esse é um grupo diferente, é outra época. Os gols aconteceram conforme a equipe foi jogando e tendo rendimento positivo”, disse o técnico.
A equipe venceu arriscando chutes de média e longa distância, como queria o treinador depois do empate sem gol frente o Equador, no sábado (4).
Com menos de dez minutos, Casemiro arriscou quase da intermediária, que passou próximo ao gol. Era sinal que a reclamação do técnico fez efeito.
O primeiro gol, de Philippe Coutinho, nasceu de jogada individual do meia-atacante, mas com um chute forte, da entrada da área. Dunga aplaudiu o pupilo do banco de reservas, algo raro.
O Haiti tem evoluído no cenário do futebol, tem ranking mundial atualmente melhor do que Bolívia e Venezuela, por exemplo, mas contra o Brasil parecia um time semi amador – antes do jogo, os atletas entraram no campo para filmar o estádio e tirar fotografias. As falhas aconteciam principalmente na saída de bola, e com uma marcação em linha que facilitava os lançamentos.
Assim nasceram os gols de Coutinho, seu segundo, de Renato Augusto, de cabeça, de Gabriel, invadindo a área, de Lucas Lima, após cruzamento, Renato Augusto, em infiltração, e Philippe Coutinho de novo, com outro chutaço – o meia-atacante do Liverpool foi o melhor em campo.
Lucas Lima substituiu Casemiro já em teste de Dunga para a partida contra o Peru. O volante recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso. Lucas entrou no meio, e Elias e Renato Augusto recuaram para uma linha de dois volantes.
Outro teste foi a entrada de Gabriel na vaga de Jonas — a posição de centroavante é a principal disputa de posição da seleção nesta Copa América. O garoto do Santos mostrou mais mobilidade do que o atacante do Benfica.
Aos 24 minutos do segundo tempo, o estádio Camping World foi ao delírio com o gol de Hilaire, para o Haiti. A maioria do estádio era formado por haitianos, que tem uma grande comunidade de imigrantes na região de Orlando.
bol