Com dois de Tiquinho, Botafogo vence o Flamengo com um jogador a menos e assume a ponta do Brasileiro
Tiquinho, autor de dois gols Botafogo. (Foto: Botafogo)
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder! O Botafogo venceu o Flamengo com autoridade, neste domingo, no Maracanã, e assumiu a ponta da tabela, com nove pontos e 100% de aproveitamento em três jogos.
O resultado de 3 a 2 teve dois gols de Tiquinho e um de Danilo Barbosa a favor do alvinegro, e se confirmou após o rubro-negro ficar com um jogador a mais pela expulsão de Rafael e reagir com Léo Pereira, duas vezes.
A expulsão aconteceu aos quatro minutos do segundo tempo, e pouco depois o técnico Luis Castro também levou o cartão vermelho. A situação influenciou na tentativa de o Flamengo reagir, o que não aconteceu pela falta de precisão nas conclusões.
Desde o começo da partida, o Botafogo soube lidar com o estádio cheio a favor do rival e a pressão do ataque do Flamengo. Por outro lado, mostrou força ofensiva e talento de seus atacantes meias.
Em um primeiro momento, recuou suas linhas e não caiu na armadilha do goleiro-linha. Mesmo com Santos adiantado para abrir espaços, a defesa alvinegra não deu chances para Pedro e Gabigol.
Depois da bola na trave de Vidal no início, o goleiro Lucas Perri apareceu para bloquear tentativas de Pedro no primeiro tempo e Cebolinha e Gabigol na etapa final.
Debaixo da trave, levou a melhor sobre Santos, que não pegou pênalti de Tiquinho após Wesley derrubar Victor Sá na área. Em seguida, também não saiu pelo alto para evitar a cabeçada de Danilo Barbosa.
Sem Gerson, que se machucou no aquecimento, o Flamengo fez muita ligação direta e não conseguiu controlar o jogo no meio-campo. As jogadas em velocidade com Cebolinha e Wesley também não geraram situações claras dentro da área.
O lateral-direito cometeu pênalti bobo em Victor Sá e não fez um bom jogo. Sampaoli acabou optando por Ayrton Lucas na vaga de Gerson, e o Flamengo ficou sem meio. Corrigiu no segundo tempo, com a entrada de Éverton Ribeiro. Logo que entrou, criou duas chances, que Gabigol parou em Lucas Perri.
Com um a mais, o Flamengo abandonou a estratégia do goleiro-linha no segundo tempo. Após as expulsões o Botafogo viveu momento mais abalado emocionalmente, mas teve tranquilidade para tocar a bola.
Na jogada do terceiro gol, Tchê Tchê passou por vários marcadores pela ponta direita, foi ao fundo, e achou Tiquinho bem posicionado no meio da área para completar para a rede.
No fim, Léo Pereira ainda subiu mais alto novamente para diminuir, de cabeça, mas o Flamengo terminou o jogo vaiado, sobretudo Vidal e David Luiz, e o Botafogo aplaudido por sua torcida. Mereceu.
EXTRA