Vereador de São João do Cariri é condenado a 10 anos de prisão e perda de mandato; confira a decisão
A justiça da Comarca de Serra Branca condenou o vereador George Aquino de São João do Cariri a uma pena de 10 anos de prisão e decretou a perda de seu mandato no legislativo daquela cidade. Também houve uma decisão contra a sua esposa, Viviane Gaudencio.
Segundo a decisão do juiz da comarca de Serra Branca, José Irlando, ficou provado no processo que o vereador se utilizou de seu cargo e de prestígio político junto ao Governo do Estado para praticar crimes e receber vantagens indevidas em órgãos estaduais, em especial o antigo Detran de São João do Cariri.
O caso se refere a uma grande operação deflagrada na época pela Polícia Civil em parceria com o Detran que investiga irregularidades na unidade e de seus dirigentes locais.
Na sentença o juiz condena o vereador e sua esposa por Peculato, usurpação da função pública com recebimento de vantagens além de tráfico de influência que o vereador se utilizava, segundo a sentença, para conseguir comandar a representação de órgãos estaduais na cidade, nomeando pessoas e recebendo vantagens financeiras sobre isso.
A decisão também afeta seu mandato e a disputa de cargos políticos como também cumprimento de pena de 10 anos de prisão em regime fechado, porém o réu tem direito a recorrer do processo em liberdade.
Nossa reportagem entrou em contato com o vereador, que afirmou que em breve estará emitindo uma nota à imprensa, trazendo sua posição sobre a decisão.
Da decisão, cabe recurso.
Paraíba Mix