Em meio à polêmica causada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em não reconhecer a regulamentação das vaquejadas, os adeptos dessa cultura no cariri, planejam uma mobilização para esta terça-feira (11), às 9h.
O ato terá como ponto culminante o município de Sumé na BR-412, que interliga as cidades do cariri, e está sendo divulgado pelas redes sociais.
Protestos a favor da realização de vaquejadas estão sendo organizados por vaqueiros e profissionais ligados à prática em outras cidades do Estado, e em todo Nordeste.
No cariri as Associações de vaqueiros das cidades de Monteiro, Zabelê, Umbuzeiro, Ouro Velho, Prata, Sumé já confirmaram presença na manifestação #Euapoioavaquejada e prometem interditar a BR-412 nas primeiras horas da manha desta terça-feira.
OPIPOCO
STF julga inconstitucional lei que regulamenta vaquejada
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983 contra a Lei 15.299/2013, do Ceará, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado.
Votaram a favor os ministros Marco Aurélio Mello, relator do caso, Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Ricardo Lewandowisk e a presidenta Cármen Lúcia. Ao apresentar seu voto, que desempatou o julgamento, Cármen Lúcia reconheceu que a vaquejada faz parte da cultura de alguns estados, mas considerou que a atividade impõe agressão e sofrimento aos animais.